A Secretaria Municipal da Saúde prevê para 5 de junho a implantação do Núcleo Microrregional da Linha de Cuidados, no Centro de Reabilitação e Desenvolvimento Humano (Creadh), no bairro São Judas. O projeto foi anunciado pela diretora da Atenção Básica, Fernanda Cândida Ludgero, que prepara os detalhes finais para instalação da unidade, considerada uma referência regional para a melhoria do atendimento no Programa de Saúde da Família.
A coordenadora do núcleo, Grace Fraga Souza, explica que na primeira fase os investimentos serão direcionados à capacitação de profissionais, que no futuro oferecerão suporte aos núcleos do PSF de Itabuna e de outros municípios da região. O núcleo servirá para debates e aulas presenciais nos cursos oferecidos pela Sesab, em parceria com a Escola Especial de Saúde Publica, que também disponibiliza material didático pela internet ou através de vídeo conferência.
Na primeira fase serão treinados 14 profissionais – sete enfermeiros, três médicos e quatro odontólogos - com Especialização em Saúde da Família e outros três – duas enfermeiras e um odontólogo –, na Gestão da Atenção Básica à Saúde. No futuro, esses profissionais também atuarão na orientação e qualificação do pessoal de Itabuna e de outros municípios da microrregião.
A implantação das Linhas de Cuidado foi objeto de um curso realizado recentemente pela 7ª Dires para a qualificação de profissionais que atuam na atenção básica. Serve também para discutir sobre a instituição da Fundação Estatal Saúde da Família, com a adesão do município de Itabuna, que investe na ampliação do atendimento do PSF de 42% para 80% da população.
O núcleo da microrregião de Itabuna envolve 22 municípios, reunindo secretarias e conselheiros municipais de saúde. A busca pela melhoria da qualidade do atendimento da saúde pública estará no foco das atenções, com a discussão sobre Atenção Básica e serviços. Itabuna acaba de receber uma motolância para reforçar o atendimento emergencial do Samu, como também está investindo na aquisição de cinco veículos, sendo três para a Vigilância Epidemiológica, um para o Centro de Zoonoses e um outro para a diretoria de alta e média complexidade. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itabuna)