Depois de várias negociações com a Secretaria de Agricultura Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), o prefeito Luciano Araújo Mascarenhas, autorizou o Secretário Mateus Cruz (Agricultura e Meio Ambiente) a formar a parceria com o Escritório EBDA e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Poções, visando atender os novos requisitos do Programa Seguro Safra.
Segundo Mateus Cruz, as negociações mostram a responsabilidade com o dinheiro público. Antes o custo era de R$ 18,00 e agora o Governo do Estado irá bancar 50%, o que resulta em um seguro no valor de R$ 9,00. O esforço do prefeito valeu ainda o aumento da cota de 100 para 500 pessoas que poderão se inscrever no programa.
Mateus Cruz disse ainda que as culturas beneficiadas são as de feijão, milho e mandioca e cada produtor não pode exceder a renda de 1,5 salário mínimo. Uma reunião com a equipe da EBDA será feita com a participação do Sindicato dos Trabalhadores para definir os rumos do programa no município. “Esperamos não usar o seguro, mas os nossos produtores estão sendo agraciados com este beneficio, visando a garantia da produção que venha a ser perdida pela falta de chuva. Enquanto existir o canal de negociação o governo irá continuar lutando pela melhoria e protegendo nossa agricultura”, disse Mateus Cruz.
Topografia das Estradas da Mata em Fase Final - Cumprindo com a palavra, acima de tudo com responsabilidade, disse o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Mateus Cruz, ao falar dos críticos que não querem o bem do município e continuam pregando falsas noticias para a população.
Mateus Cruz explicou a reportagem do Decom que nas viagens feitas a Brasília pelo prefeito Luciano Mascarenhas tem sempre resultados positivos para o produtor rural, principalmente a agricultura familiar. Um estudo mostrou que para ter uma estrada de qualidade e durabilidade para servir ao transporte escolar, de passageiro, particular e escoamento da produção seria preciso investimento a nível Federal ou Estadual e isso foi feito através de um pedido ao Ministério da Agricultura.
A empresa que está concluindo a topografia das estradas deve entregar os resultados no final do mês e como o prefeito esteve dia 23 de setembro em Brasília, fica faltando o lançamento das verbas orçada em torno de 989 mil reais que serão utilizados após a licitação da obra. As estradas receberão uma camada de 12 cm de cascalhos e enlargamento, beneficiado as regiões Tarugo, Pau Ferro, Bernardino, Serra Grande e Urucu.
Mateus afirmou ainda, “a falta de conhecimento e boa vontade de trabalhar pelo povo deixa sempre nas pessoas o desejo de criticar. O governo Juventude em Ação, só olha para a frente em direção do bem para o povo da minha terra e na zona rural eu tenho um respeito e carinho ainda maior pelo trabalhador e pelo produtor, fiquem cientes de que nada irá abalar na vontade de continuar fazendo o trabalho certo e para todos”, concluiu o secretário. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Poções)