Promovido pela Secretaria Municipal de Educação, o seminário sobre o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), realizado na terça-feira (22), reuniu mais de 250 professores da rede municipal de ensino. O evento foi realizado em e parceria com a Chicarele Consultoria Pedagógica, e enfocou as medidas que o município precisa adotar para melhorar o aprendizado do aluno em sala de aula.
Foram abordados temas como políticas públicas para área educacional, remuneração variável para os educadores com melhor desempenho, parceria com instituições privadas, ONGs, família e comunidade. Para o prefeito Lenildo Santana, é um desafio fazer do município um destaque em Educação, elevando o Ideb, que está entre os menores da região.
“Reunimos condições favoráveis, como estrutura física e professores qualificados, temos inclusive mestres em sala de aula, mas o meio social, a adversidade local, como a pobreza, reflete no aprendizado do aluno. É mais fácil educar um aluno da rede particular, que detém de conforto doméstico do que educar alunos que não desfrutam de estrutura familiar para assimilar o aprendizado. Mas esse é o desafio que está posto, e é o que vamos fazer acontecer”, garante Lenildo Santana.
O que é - O Ideb foi criado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em 2007, e reúne, num só indicador dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações.
Em Ibicaraí, as escolas do município atingiram a pontuação 2,5 na última avaliação da Prova Brasil. Este ano, às vésperas da aplicação da Prova Brasil, o prefeito e a Secretaria da Educação acompanham de perto o desempenho dos educadores e do alunado, e acreditam que esse índice melhore já neste primeiro ano de gestão. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ibicaraí)