Alegria é a palavra que melhor define o sentimento das 80 famílias que receberam a chave de suas casas, no Loteamento Vivenda das Serras, na tarde desta sexta-feira, 18. “É muito mais que satisfação! Parabéns ao prefeito e ao pessoal da habitação popular por tornar o nosso sonho da casa própria uma realidade”, afirmou Irís da Silva, 65, durante a cerimônia de entrega.
Guilherme Menezes destacou que esse loteamento é fruto das opções políticas que a sociedade local realizou nos últimos anos. “A entrega dessas casas é fruto de uma tomada de consciência política. Em 1997, o povo resolveu mudar o rumo da política de Conquista e, no mesmo ano, em meio a dificuldades financeiras, foi implantado o Programa Municipal de Habitação Popular. Desejo a todos vocês do Vivendas da Serra muita felicidade. Aqueles que estão na expectativa de serem contemplados, espero que brevemente estejam festejando como vocês estão hoje“ , afirmou o prefeito durante a cerimônia.
O novo conjunto de habitação popular da cidade teve um investimento superior a 1,5 milhões de reais provenientes do Programa de Aceleração do Crescimento/PAC, do Governo Federal, por meio do Ministério das Cidades, e contrapartida do Governo Municipal. “Essas casas são frutos da parceria entre o prefeito Guilherme Menezes e os governos Lula e Wagner. É um governo aliançado com o povo de Conquista” disse o secretário municipal de Infraestrutura, Ubiratan Félix.
As famílias que foram beneficiadas pelo Loteamento Vivendas da Serra viviam em locais de risco ou de aluguel e estavam cadastradas há mais de dois anos no Programa Municipal de Habitação Popular. Os beneficiados moravam, em sua maioria, na parte alta da Serra do Periperi, como Nova Cidade, Veloso, José de Anchieta e Panorama. O secretário de Desenvolvimento Social, Boaz Rios, destacou a importância da moradia. “O salmista Davi diz que a andorinha encontrou casa e o pardal encontrou ninho para si. Cada um de vocês encontrou hoje a sua morada e isso é motivo de muita alegria”, disse.
O presidente da Câmara de Vereadores, Gildásio Silveira, o presidente do Conselho Municipal de Habitação Popular, Florisvaldo Bittencourt e o gerente administrativo da Caixa Econômica Federal, Alberto Catarino também destacaram a importância da entrega das casas durante a cerimônia. Diversos representantes do Governo Municipal e do legislativo acompanharam o evento. Guilherme Menezes assinou o termo de entrega das casas,descerrou a placa de inauguração do Vivendas da Serra e em seguida visitou uma das residências, acompanhado pelos moradores.
Programa Municipal de Habitação Popular - Anterior ao programa do Governo federal, o Programa Municipal de Habitação Popular, criado em 1997 já beneficiou diversas famílias. Foram construídos loteamentos populares em bairros como o Vila América e o Recanto das Águas, que receberam toda uma infraestrutura para tornar realidade o sonho da casa própria. Já são mais de 1000 casas construídas. “Assegurar condições dignas de habitação para famílias de baixa renda sempre foi uma das nossas prioridades. Estamos fazendo uma verdadeira transformação na vida dessas pessoas, que agora podem ter uma vida mais segura”, destacou Guilherme Menezes. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Vitória da Conquista)