Camaçari comemora no dia 28 de setembro, 251 anos de emancipação política. No domingo (20/09), às 14h, o distrito de Vila de Abrantes, na orla, vira palco de um dos desfiles mais esperados pela população. O evento reforça a tradição e inicia as comemorações do aniversário do Município. O percurso tem, aproximadamente, dois quilômetros e sai da escola Darcy Mamede de Queiroz, segue pela Avenida Tiradentes, passa na rua Vieira de Melo e termina na praça da matriz.
A abertura será feita pelo Tiro de Guerra e contará com a participação de mais de 3 mil alunos de 19 escolas municipais da orla, de Catú de Abrantes a Barra do Pojuca, dos Desbravadores, e do grupo de capoeira Engenho, de Vila de Abrantes. Com o tema A Escola como Ambiente de Aprendizagem, o desfile será dividido em alas, enfocando a Cultura Popular, Contos Infantis, Valorização das Riquezas do Município, A Escola em Movimento, Contos de Fadas, Ética e Cidadania, Conhecendo e Convivendo com a Diversidade, Minha Saúde, Meu Tesouro e Conquistas e Transformações.
HISTÓRIA - De acordo com o livro do professor Eduardo Cavalcanti Silva, Abrantes Berço da Civilização Brasileira, o Grêmio Litero Musical Marques de Abrantes foi fundado no dia 21 de setembro de 1945 para enaltecer o passado glorioso de Abrantes, tirando o local do esquecimento e fazendo justiça perante a história. Segundo o autor, desde então a sociedade passou a comemorar o Dia de Abrantes, no primeiro domingo após o dia 21 de setembro, com festas cívicas e encontros de intelectuais, da capital e cidades vizinhas, trazendo, cada um, a contribuição nos conhecimentos sobre o passado da velha povoação do Divino Espírito Santo.
No dia 29 de setembro de 1957, o prefeito José Evaristo de Souza levou à Câmara Municipal mensagem instituindo o Dia de Abrantes, a ser comemorado no primeiro domingo após o dia 28 de setembro de cada ano. Depois de muitos anos, a programação mudou e os festejos passaram a ser abertos um domingo antes da comemoração do aniversário do Município. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Camaçari)