O prefeito de Ilhéus, Newton Lima, participa nesta segunda, dia 21, no Opaba Praia Hotel, às 19h, do lançamento do Projeto Extensão Industrial Exportadora (PEIEX). A iniciativa é realizada pela Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) por intermédio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX). O PEIEX é um projeto que visa elevar a competitividade das pequenas e médias empresas, por meio da solução de problemas técnico-gerenciais e tecnológicos, contribuindo para a disseminação da cultura exportadora.
A iniciativa é voltada para empresas formais e em atividade, sindicalizadas e/ou clientes ativos de serviços ou projetos liderados pelo IEL/BA; empresas adimplentes com o sistema FIEB. Essas empresas deverão preencher e encaminhar ao IEL/BA a ficha da inscrição, disponibilizada pela equipe técnica e/ou associações de classe e agendamento da 1ª visita, cujo atendimento será gratuito. Ilhéus foi escolhida para sediar o Núcleo de Atendimento Operacional de Atendimento do projeto, que possui abrangência nacional e que beneficiará 224 empresas na região.
Dentro dos atendimentos previstos no projeto, que será iniciado em outubro e tem duração de doze meses, está a realização de um diagnóstico, que vai permitir o levantamento do perfil tecnológico e gerencial da empresa atendida, culminando na melhoria individual, a partir da identificação, seleção e pactuação das consultorias e treinamentos prioritários.
Também será possível através do atendimento personalizado a participação de diversos treinamentos em temas relacionados a processos tecnológicos e de gestão. Outra fase do atendimento é a consultoria, que consiste no atendimento individualizado às empresas participantes para a implantação prática, sob medida, de soluções capazes de eliminar os problemas identificados na primeira fase de atendimento: o diagnóstico.
Como contrapartida, o empresário deverá disponibilizar um representante da empresa para o desenvolvimento das atividades do PEIEX, com a finalidade de acompanhar a implantação das melhorias identificadas no diagnóstico, dando suporte ao trabalho dos técnicos extensionistas. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus)