Prefeitos vão promover campanha e paralisação contra a crise

As prefeituras do Paraná vão promover uma campanha nos veículos de comunicação de massa e suspender as atividades em seus Municípios por um dia. O objetivo é conscientizar a sociedade sobre os problemas financeiros enfrentados pelos 399 Municípios do Estado.

Os prefeitos das regiões do Estado do Paraná que participaram de uma reunião, no dia 10 de setembro, em Curitiba, discutiram sobre a crise dos Municípios e já estão pedindo apoio da sociedade e dos veículos de comunicação de massa ao protesto.
De acordo com a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), no ano de 2009 em comparação a 2008, o Paraná perdeu R$ 90,6 milhões de Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e R$ 180 milhões de Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
O FPM é a principal fonte de receita de 70% dos Municípios do Estado. Além disso, o primeiro repasse do FPM em setembro, foi aproximadamente 24,6% menor do que o primeiro repasse de agosto e 15,4% inferior ao primeiro repasse de setembro de 2008. (Fonte: CNM com informações da AMP)