Ilhéus marcou presença no Seminário do Sistema Nacional de Cultura

O Ministério da Cultura iniciou por Salvador uma série de 30 seminários que serão realizados em todo Brasil. Autoridades, gestores públicos e privados, membros de conselhos municipais e estaduais, além de mais de 400 representantes da área cultural de diversos municípios baianos estiveram reunidos no Hotel Tropical da Bahia, no Campo Grande (SSA), para participar do primeiro Seminário do Sistema Nacional de Cultura.

O evento contou com a presença do ministro da Cultura interino, Alfredo Manevy; da secretária de Articulação Institucional do MinC, Silvana Meireles; do coordenador geral do Sistema Nacional de Cultura, João Roberto Peixe; da representante do MinC na região Nordeste, Tarciana Portela; do presidente do Conselho Estadual de Cultura, Albino Rubim; do secretário de Cultura do Estado da Bahia, Márcio Meirelles, e do presidente da Fundação Cultural de Ilhéus, Maurício Corso, que foi mediador em dois módulos de debate: “O Desenvolvimento do Sistema Nacional de Cultura: Arcabouço Jurídico e o Modelo de Gestão” e “Programas de Gestão de Cultura do Estado da Bahia, Sistema Estadual de Cultura e III Conferência Estadual de Cultura da Bahia”, dentre outros temas importantes que foram debatidos em plenária.

O Sistema Nacional de Cultura, que integra a Política Nacional de Cultura, é uma iniciativa do MinC que tem como objetivo definir uma agenda de ações para a cultura em todo o País, envolvendo estados e municípios que, por sua vez, deverão consolidar sistemas de cultura locais. Para o presidente da Fundação Cultural de Ilhéus, Maurício Corso, este é um momento ímpar da cultura nacional e Ilhéus tem que estar inserida em todo o processo de articulação, gestão e promoção de políticas públicas para a cultura desenvolvidas em conjunto com os governos federal, estadual e a sociedade civil. “A idéia é ganhar força com a união das diversas instâncias de governo e a participação de todos, objetivando a construção conjunta de caminhos para o desenvolvimento da cultura em Ilhéus”, afirma Corso, que também é Secretário Geral do Fórum de Dirigentes Culturais do Estado da Bahia.

Agora, é o momento da Fundação Cultural de Ilhéus ampliar o debate e propor aos artistas, produtores e gestores culturais a construção das bases locais para a implantação do Sistema Municipal de Cultura, a aprovação do Fundo Municipal de Cultura e fortalecer o planejamento, formação e qualificação das Redes de Cultura, diz Maurício Corso. “É com esse objetivo que a FUNDACI convida a todos para participarem da OPEC - Oficina de Planejamento Estratégico em Cultura, que acontecerá nos dias 23 e 24 de julho, nesta quinta e sexta-feira, a partir das 18:00 horas, no Auditório da Fundação Cultural de Ilhéus”, salienta. As Oficinas tratarão de elaborar um planejamento estratégico para um trabalho na área de gestão cultural de uma maneira mais sólida e continuada”, de acordo com Maurício Corso, Presidente da Fundação Cultural de Ilhéus. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus)