Azevedo defende fortalecimento político e econômico da região

Ao participar de uma exposição do Pólo Moveleiro de Itabuna na AABB, o prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo elogiou o projeto da Associação Itabunense de Marceneiros, Carpinteiros e Moveleiros (Aitamovel), como um evento importante para o desenvolvimento de Itabuna e da região Sul da Bahia. Ele também defendeu como estratégias para o fortalecimento regional, a eleição de uma bancada representativa no Congresso Nacional e Assembléia Legislativa, além das ações de incentivo ao empreendedorismo, associativismo e à qualificação de profissionais, que serviu de base para a criação da Aitamovel.

Capitão Azevedo manifestou também o seu contentamento pela articulação entre o poder público e a iniciativa privada para a implantação do pólo moveleiro. “Nós precisamos acreditar no nosso potencial de desenvolvimento, e isso exige inclusive ações integradas. No nosso governo, por exemplo, nenhuma secretaria pode funcionar como uma ilha, mas como uma unidade articulada com os demais setores da administração e da própria sociedade e, com isso, acredito que estamos no caminho certo”.

Na solenidade, onde estavam presentes os secretários de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy; Assuntos Governamentais e Comunicação Social, Walmir Rosário; Desenvolvimento Urbano, Fernando Vita; Educação, Gustavo Lisboa; Saúde, Antônio Vieira, que também é vice-prefeito; Assistência Social, José Rebouças e do chefe de gabinete, Ivann Krebs Montenegro, presidente da Emasa, Alfredo Melo; Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania, Cyro de Mattos; Fundação Marimbeta, Geraldo Pedrassoli e da procuradora-geral do município, Juliana Burgos, além de representantes da Associação Comercial de Itabuna, CDL, Apemi, Uesc, Banco do Brasil, Sebrae, Sesi e 30 dirigentes e associados da Aitamovel.

Para Carlos Leahy, a mostra do material produzido pelos empresários itabunenses – móveis, esquadrias e outros produtos de madeira representa a oportunidade de mostrar o potencial de Itabuna, num projeto que une o governo municipal com o Sebrae, Sudic – a quem deverá competir a implantação de galpões no centro industrial, com espaços para 34 empresas itabunenses já filiadas. “Identificamos mais de 200 unidades empresariais que poderão ser integradas ao pólo, cujas atividades foram iniciadas em 2005”, ressalvou. Anunciou que o projeto será complementado com a implantação de um showroom, que deverá funcionar como uma exposição permanente dos móveis fabricados em Itabuna.

Na mesma solenidade, também falaram destacando a importância do projeto do pólo moveleiro no âmbito local e regional o delegado de Meio Ambiente, Jamil Youssef; representantes da Aitamovel, Alexandro Fagundes de Freitas; Banco do Brasil, Silvio Nascimento; Sesi, Alexandre Regis e da Uesc, Raimundo Bomfim, para quem o projeto é essencial porque gera emprego, renda e promove ao mesmo tempo a circulação de capital. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itabuna)