A Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Gerência de Segurança Alimentar e Combate à Fome inaugura a Feira Popular, nesta sexta-feira, 19, às 10h. O projeto, realizado em parceria com o Ministério de Desenvolvimento Social, tem o objetivo de promover estratégias de desenvolvimento local e de apoio à agricultura familiar, com foco na segurança alimentar e nutricional. Duzentos e cinquenta e quatro pequenos produtores da agricultura familiar serão beneficiados.
Mais de 120 mil reais serão investidos na implantação do projeto. Com esta aplicação, a Feira do Alto Maron será revitalizada. Os recursos serão destinados para a aquisição de barracas, passando pelos uniformes, até os freezeres, facas e outros materiais necessários. O Governo Municipal ficará responsável pela contratação de um agrônomo que dará assistência técnica aos produtores envolvidos no projeto. Até o momento, 90 pessoas se cadastraram. Além dos beneficiários do Programa Nacional da Agricultura Familiar/Pronaf, instituições e movimentos sociais podem participar deste programa.
Segundo o prefeito Guilherme Menezes esse programa faz parte de uma política maior que visa valer os direitos à terra, à água, aos serviços sociais e ao trabalho com remuneração justa: “A Feira Popular, assim como a Compra Direta, valoriza o pequeno produtor, permitindo que eles vendam seus produtos diretamente aos consumidores e não os repassem a qualquer preço aos atravessadores que querem o lucro fácil”, comenta.
Produtos direto do campo - Nas 85 barracas organizadas pelo projeto, serão comecializados produtos como mel, ovos, derivados do leite, aves, frios, biscoitos, frutas e verduras. Segundo a gerente de Segurança Alimentar e Combate à Fome, Ana Rosa Silva, os agricultores estão ansiosos por vender o que produzem: “Eles mesmo pediram para fazermos a inauguração do projeto na próxima semana, antes do São João, para que eles podessem vender os produtos da época”.
A maioria das pessoas que está no Projeto Feira Popular fez parte de uma outra importante ação, chamada Compra Direta. Essas ações fazem parte da Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional e visam garantir o acesso à alimentação com dignidade, em quantidade, qualidade e regularidade adequada a todos, estimulando a participação democrática, considerando a autonomia do ser humano e respeitando as especificidades regionais, culturais e ambientais. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Vitória da Conquista).