Itacaré foi escolhida para sediar a segunda etapa do Programa Nacional de Capacitação dos Gestores Ambientais, realizada da última terça-feira (16) até quinta-feira (18). Conduzidas pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente, as atividades aconteceram no Sítio Paraíso, contando com representantes da cidade anfitriã, Ilhéus, Itabuna, Itajuípe, Canavieiras, Coaraci e Una. O objetivo da iniciativa é a estruturação da gestão ambiental dos municípios, contribuindo para o fortalecimento do Sistema Nacional de Meio Ambiente (SISNAMA).
Para conduzir a capacitação, estiveram presentes a coordenadora do Programa de Gestão Ambiental Compartilhada (GAC), Adriana Diniz, a diretora de estudos do Instituto do Meio Ambiente (IMA), Andréia Bragagnolo, e a coordenadora do IMA, Edjane Santana. O início dos trabalhos foi marcado pela composição da mesa, que contou com a presença do vice-prefeito de Itacaré, Rosival Bispo, e da representante do Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental Itacaré – Serra Grande, Cláudia Cruz. A promotora Aline Salvador, e o secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Itacaré, Ricardo Brazão, também acompanharam o curso.
Em nome do prefeito Antônio de Anízio, o vice-prefeito, Rosival Bispo, agradeceu à participação de todos e declarou ser uma honra para Itacaré sediar a segunda etapa da capacitação de gestores ambientais. “Nosso município é conhecido internacionalmente pela sua natureza exuberante e ser referência do ecoturismo. Com a finalização da rodovia que dará acesso a Salvador e a possibilidade de pavimentação da estrada que ligará Itacaré a BR-101, precisamos formar defensores o quanto antes para proteger nossos recursos naturais”, afirmou.
Segundo a coordenadora GAC, a ideia da capacitação é possibilitar aos municípios a autonomia e gestão dos Sistemas Municipais de Meio Ambiente. Os participantes da iniciativa são membros das câmaras de vereadores, prefeituras e lideranças da sociedade civil e do setor econômico dos municípios do Território de Identidade do Litoral Sul As atividades abrangem a discussão da Resolução do Conselho Estadual do Meio Ambiente (CEPRAM), além de apresentação dos diagnósticos socioeconômicos, ambientais e culturais dos grupos de cada cidade e palestras. No primeiro momento, os trabalhos foram conduzidos pelo professor Paulo Oliveira.
Entre as propostas do Programa Nacional de Capacitação de Gestores Ambientais e Conselheiros do SISNAMA está a descentralização da fiscalização e licenciamentos para os municípios, promoção de sistemas de comunicação e o intercâmbio de informações. Com isso, visa-se a integração das três esferas governamentais: Federal, Estadual e Municipal, além da sociedade civil organizada. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itacaré)