Dia “D” da Campanha de Pólio será festejado em clima junino

A Secretaria de Saúde de Juazeiro comemora neste sábado (20), o dia “D” da Campanha de Vacinação contra Poliomielite com o “Arraiá do Zé Gotinha”, símbolo da vacina contra pólio (paralisia infantil). A festa junina acontecerá na unidade de saúde do bairro Maringá, das 8h às 17h.
O objetivo do evento - que marca a mobilização nacional da campanha - é convidar a população para participar do festejo junino da unidade, aproveitando para conscientizar sobre a importância da vacinação.


O Arraiá do Zé Gotinha vai oferecer comidas típicas e vai ser animado por sanfoneiro. A criançada vai tomar as duas gotinhas da vacina contra paralisia em clima de forró e muita animação, além de receber de brinde bombons, pirulitos e pipocas. Todas as crianças com idades de 0 a 5 anos - mesmo que já estejam vacinadas – poderão ser levadas pela família para participar das festividades e receberem as gotas contra paralisia infantil. Para tomar a vacina, a criança deverá estar acompanhada dos pais, ou responsável, e levar consigo a carteira de vacinação.

“Não pode vacilar, tem que vacinar””, esse é o tema da campanha que deu inicio dia 08 de junho e será encerrada em 26 de junho. A vacina está disponível em todas as 44 unidades de saúde do município, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17 horas. As equipes de saúde também estão vacinando em outros postos fixos localizados na Só Baby, Policlínica e terminal de ônibus, atendendo no mesmo horário. A campanha conta ainda com o apoio dos postos volantes que estão passando pelas escolas, creches e hospitais da cidade.

Já foram imunizadas 3,8 mil crianças, o correspondente a 17% de cobertura. A Secretaria de Saúde pretende vacinar no mínimo 21,5 mil crianças menores de 5 anos, o equivalente a 95%, para alcançar a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde. Juazeiro conta atualmente com 22,6 mil crianças nesta faixa-etária.

“Toda criança mesmo que já tenha sido vacinada ou recém-nascido devem ser imunizados. Não há contraindicação absoluta, mas alguns casos devem ser observados como: evitar crianças em situação de infecção aguda, febre alta de 38 graus, com diarréia ou vômito e hipersensibilidade conhecida a alguns componentes da vacina, sendo eles a estreptomicina ou eritromicina”, explicou a técnica da Vigilância Epidemiológica do município, Maria do Livramento Freitas.

A doença - Segundo o Ministério da Saúde, a poliomielite é uma infecção transmitida por meio do contato com um portador da pólio ou então com fezes humanas. Os principais sintomas são: febre, mal-estar, dor-de-cabeça e em alguns casos paralisia flácida (incapacidade de mexer os membros). Para esta doença não existe tratamento, apenas a vacina garante a imunização.(Fonte: Ascom da Prefeitura de Juazeiro)