A pacata Cruz das Almas - a 170 quilômetros de Salvador - é invadida em massa pelos soteropolitanos durante as comemorações do São João. Por causa disso, o município de aproximadamente 60 mil habitantes vê sua população triplicar durante a época da festa, entre os dias 19 e 24 de junho.
Não bastasse o grande arraial do Parque Sumaúma, com suas comidas típicas, licores e muito forró, há também a guerra de espadas - a grande atração de Cruz das Almas. Em determinados pontos da cidade, animados grupos criam espetáculos de luzes com os fogos de artifício, feitos com bambus e muita pólvora (daí a semelhança com uma espada). Apesar de não ser explosivo, é bom que os desavisados fiquem a uma distância segura da brincadeira para evitar queimaduras.
Enquanto a legião de combatentes se diverte pelas ruas do município, o palco principal da festa reúne o que a música regional tem de melhor. O forró contagia os turistas e até mesmo quem não sabe nem o básico dois pra lá dois pra cá se anima com o arrasta-pé. Momento propício e lugar ideal para a paquera rolar solta. (Fonte: O Estado de S.Paulo)