Peti e Creas promovem festa junina para mais de 600 jovens de Itabuna

Crianças e adolescentes de sete a 15 anos de idade mostraram na prática, que além de gostarem de forró, sabem que são responsáveis também por ajudarem a manter uma das maiores tradições nordestinas: a festa de São João. Em meio a músicas e comidas típicas e muita alegria, cerca de 600 crianças e adolescentes que integram o Programa de Erradicação do Trabalho infantil (Peti) e Creas tiveram uma manhã de muitas brincadeiras.

No Centro de Cultura Adonias Filho elas tiveram oportunidade de participar de concursos de quadrilha, brincadeiras de quebra pote, bumba meu boi, dança de fita, jogos de lata e até casamento na roça. “Acredito que seja um momento único na vida de cada uma dessas crianças porque nem sempre elas têm em casa a oportunidade de vivenciar situações de lazer, descontração e integração como esta”, declarou a psicóloga Ana Claudia de Jesus, integrante do Creas.
Ana Cláudia explicou que muitos dos jovens são vitimas de abuso e exploração sexual e de violência dentro da própria casa e fugindo da rotina dos estudos e das atividades desenvolvidas durante a semana para se entregarem ao lazer, “elas se sentem valorizadas, amadas e com o sentimento de que outras pessoas se preocupam com elas”.
A coordenadora pedagógica Maria Dajuda Cavalcante, que também participou dos festejos juninos dos jovens, também concorda ao afirmar que este é um momento único na vida de cada uma delas. “Sentimos pela expressão o sentimento de alegria e de satisfação que não tem cor nem raça e que é possível ser vivido por todos igualmente”, ressalta.
O evento, também na opinião da diretora de Proteção Social e Especial do Peti/Creas/Combate a Violência contra Mulher da Secretaria de Assistência Social de Itabuna, Moema Oliveira, além proporcionar alegria e lazer para todos os participantes, promove o resgate de tradições importantes como os festejos juninos. A diretora informou que outras datas como o Dia das Crianças e o Natal também são comemorados a rigor pelas instituições de defesa da criança e do adolescente, mantidas pela Prefeitura de Itabuna. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itabuna)