No mês de junho é assim. É tempo de São João. De sair de casa rumo ao arraiá para dançar um bom forró, assistir a apresentação das quadrilhas tradicionais e comer um bom milho assado na brasa e tomar um licor de jenipapo. Para muita gente, essa é a melhor época do ano. Por isso as secretarias de Cultura, Esporte e Lazer, Secel, e a Especial de Estatística e Integração, Aise, com o apoio da Prefeitura Municipal de Alagoinhas, realizam nos dias 23 e 24 a festa do São João nos distritos de Riacho da Guia, Boa União e Estevão.
O objetivo da festa é proporcionar àquela região o resgate das festividades juninas nos distritos. Para o prefeito Paulo Cezar, além de alegrar o povo da região, as festas representam um importante momento econômico, pois possibilita a visita de muitas pessoas para acompanhar os festejos. “As casas comerciais locais aumentam os lucros e geram empregos provisórios”, disse Paulo Cezar.
Festa Junina - A festa junina celebra os dias de Santo Antônio (dia 13), São João (dia 24) e São Pedro (dia 29). Antes eram chamadas de “joaninas” nos países europeus católicos do Século IV, segundo alguns historiadores. Quando chegou ao Brasil foi modificada para junina. Trazida pelos portugueses, logo foi incorporada aos costumes dos povos indígenas e negros. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Alagoinhas)