Devido aos resultados positivos obtidos com a produção de palmito da pupunha no município, o prefeito de Uruçuca, Moacyr Leite, está articulando parcerias a fim de estimular a cultura entre os agricultores familiares. “Esta é uma alternativa de renda favorável aos pequenos produtores, uma vez que exige pouco espaço para o cultivo”, disse o chefe do executivo.
Aproveitando a visita do secretário estadual da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária, Roberto Muniz, que esteve na cidade na sexta-feira (05) para a distribuição de um milhão de mudas de seringueira, Moacyr Leite aproveitou para acompanhá-lo numa visita à fazenda da empresa Inaceres. Eles foram recebidos pelo gerente agrícola da empresa, Manoel Abobreira, que explicou as potencialidades do palmito de pupunha. “O manejo é simples e o mercado está em expansão. Além disso, há uma excelente rentabilidade por hectare, cerca de R$ 4,5 mil por ano”, explicou o engenheiro agrônomo.
Outras vantagens do palmito da pupunha que foram apresentadas é que não existe perda por falta de colheita e a Inaceres se compromete em adquirir as produções dos agricultores familiares. “Gostaríamos que o secretário Roberto Muniz conhecesse a técnica e os resultados obtidos para que possamos obter apoios para expandir a produção em Uruçuca e na região. Esperamos conseguir parcerias para fornecer sementes e fertilizantes para que mais famílias possam diversificar suas produções”, afirmou Moacyr Leite.
Além do prefeito Moacyr Leite e do secretário Roberto Muniz, a visita à fazenda da Inaceres também contou com as presenças de outras autoridades, como o deputado federal José Carlos Araújo; o Superintendente de Agricultura Familiar da Seagri, Ailton Florêncio dos Santos, e o prefeito de Ilhéus, Newton Lima. O secretário Municipal de Uruçuca, Fernando Filgueiras, o Procurador Geral, Airton Caio; o presidente da Câmara de Vereadores, Erivaldo Guimarães, e a vereadora Magnólia Barreto também acompanharam a comitiva. Representantes de associações e cooperativas rurais complementaram o grupo que ainda conheceu parte da propriedade e seu funcionamento. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Uruçuca)