Camaforró: Estrutura começa a ser montada

A montagem da estrutura para o Camaforró já começou e mais de 50 pessoas trabalham para garantir que tudo esteja pronto até o dia 21, quando começa a maior festa de São João da Região Metropolitana. Mais de 200 mil pessoas devem passar pelo Espaço Camaçari até o dia 24 de junho. Estão sendo montados o palco principal, Caramanchão, coreto, uma praça onde se apresentam quatro quadrilhas por noite, além de muitas bandeirolas e balões. Tudo distribuído em uma cidade cenográfica tipicamente decorada. Os donos de bares contarão com casarios, que ganham varanda para dá maior proteção aos forrozeiros. As cores amarelas, vermelhas e azuis dominam a decoração.

A grande novidade deste ano é a instalação de uma torre sineira, decorada por bancos e jardins. As estruturas substituem as antigas igrejas das edições anteriores da festa. Os shows do palco principal, caramanchão e coreto acontecem de forma simultânea. Quatro grupos de forró pé-de-serra se apresentam, por noite, no coreto, e mais 12 bandas fazem a festa no palco principal, entre os dias 22 e 24, sempre a partir das 20h. Passam pela cidade, bandas como Limão com Mel, Aviões do Forró e Mastruz com Leite.
Cerca de 400 pessoas estão envolvidas na produção do Camaforró. Diariamente, os foliões contam com o serviço de mais 30 profissionais de saúde, 60 policiais civis, 400 policiais militares, 30 funcionários da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) e 30 comissários de menores. Outros 300 homens foram contratados pela Prefeitura para reforçar a segurança. Todo espaço será monitorado por câmeras de segurança na parte interna e externa do Espaço Camaçari. As imagens da festa serão projetadas por dois telões. O sistema permite que a polícia observe a festa e possa interferir de forma rápida e precisa em casos de violência ou como medida preventiva.
O público ainda terá à disposição 80 barracas de bebidas e comidas, 30 de lanches, 20 de drinks, 120 banheiros químicos, além de 18 postos de serviços, entre Polícia Militar, Defesa Civil, Juizado de Menores e secretarias municipais. Na parte externa, 20 toldos protegem os comerciantes de comidas e bebidas.
Programação: Diia 21/06 (Domingo) - CARAMANCHÃO – A partir das 20h; Tempero Baiano, Neide Bassan, Quininho de Valente, Kris Miraih, Jorge Forrozão; CORETO – A partir das 18h - Unidos do Forró, Morais do Forró, Esperança do Nordeste, Forró Manhoso;
Dia 22/06 (Segunda). PALCO PRINCIPAL - A partir das 20h - Banda Cactus, Bonde do Forró, Carlos Pita, Saia Rodada; CARAMANCHÃO- A partir das 20h - Jane Som, Menina Sensual, Banda Canjica Mole; CORETO - A partir das 18h - Humildes do Forró, Alegres do Forró, Nando do Acordeom, General dos Teclados.
Dia 23/06 (Terça-feira)- PALCO PRINCIPAL – A partir das 20h - Banda Imortal, Banda Arreio de Ouro, Miguelão do Forró e Banda Limão com Mel; CARAMANCHÃO – A partir das 20h - Banda Brega e Vinho, Nadja Meireles, Tenilson Del Rey e LíviaNunes; CORETO – A partir das 18h - Mimi dos Oito Baixos, Coração do Nordeste, Zé da Galera e Edy Xote.
Dia 24/06 (Quarta-feira) - PALCO PRINCIPAL - A partir das 20h - Meninas Atrevidas, Aviões do Forró, Flor de Maracujá e Mastruz com Leite; CARAMANCHÃO – A partir das 20h – Virgilio, Trio Jacobina, Renato Fechine, Zelito Miranda; CORETO – A partir das 18h - Banda Diagonais do Forró, Luiz do Baião, Estrela da Noite, Forrozão Cara Feia. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Camaçari)