UESC realiza seminário sobre Gestão da Educação Municipal

O Projeto Observatório das Políticas Públicas Educacionais – OPPED, vinculado ao Departamento de Ciência da Educação da Universidade Estadual de Santa Cruz -UESC, vai promover seminário sobre Gestão da Educação Municipal. O evento será realizado, segunda-feira(15), a partir das 8h30min, no auditório Jorge Amado. De acordo com a comissão organizadora do seminário estão sendo disponibilizadas 150 vagas para secretários de Educação, professores, estudantes e pesquisadores, com o objetivo de discutir sobre a gestão municipal e a educação no contexto atual.

Segundo a professora Emília P. Vieira, coordenadora do evento, o debate irá “contribuir para discussão sobre a gestão pública e participativa e, ao mesmo tempo, trocar informações e experiências e, na medida do possível, assinalar alternativas.”
Programação - A abertura vai acontecer às 8h30 min, seguida de palestra sobre “Gestão da Educação Municipal” apresentada pelo Prof. Dr. Mauro Del Pino (diretor da Faculdade de Educação (UFPel) coordenada pela Profª Julia Maria da Silva Oliveira e debate entre Universidade e municípios através dos seus secretários. Às 11 horas, mesa-redonda “Administração da Educação Municipal: possibilidades e desafios”, com secretários de Educação dos municípios – Una, Canavieiras, Ilhéus, Itabuna, coordenada pela Profª Emilia Peixoto Vieira. Às 14h, palestra sobre “Gestão da Escola Pública: aportes de pesquisas” com os professores Drs. Arsênio Carmona e Rachel de Oliveira sob a coordenação da professora Vera Lúcia de Mendonça Silva – NESEP/UESC. Às 15h30 min. – apresentação do site Observatório das Políticas Públicas Educacionais (OPPED)
OPPED - O Observatório das Políticas Públicas Educacionais foi criado com o objetivo de fornecer um banco de dados concentrando informações oriundas dos sistemas de ensino dos municípios da área de abrangência da UESC e dessa forma dar subsídios às pesquisas desenvolvidas na área de políticas educacionais e fomentar debates sobre essas pesquisas em níveis estadual e regional. O projeto, financiado pela FAPESB-Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia e a UESC, é coordenado pelas professoras Emilia Peixoto Vieira e Julia Maria da Silva Oliveira e conta com a participação de alunos bolsistas.
Para as pesquisadoras “a construção de um banco de dados possibilita a congregação de informações sobre os sistemas de ensino da referida região, e se justifica pelo fato de não existir dados organizados e sistematizados dos referidos sistemas de ensino na região e tampouco na UESC. Esse banco de dados também vai permitir a obtenção do perfil educacional dos municípios da área de abrangência da UESC, bem como, propiciará uma maior interação e diálogo entre os municípios e destes com a Universidade”. (Fonte: Ascom da Uesc).