Em Santo Antônio de Jesus, o São João promete ser um dos melhores do País e as festas juninas já estão aquecendo as vendas das lojas de diversos segmentos, como roupas e artigos populares típicos para festividade. Os comerciantes estão otimistas em relação à data, que movimenta as lojas nos meses de maio e junho. Na cidade, localizada na região do Recôncavo Baiano, moradores e artistas locais e comerciantes já estão finalizando as decorações nas residências, estabelecimentos comerciais e em todo o circuito onde acontecerá a maior festa do ano.
A expectativa das equipes da superintendência de Cultura é que as apresentações reúnam mais de 100 mil pessoas na Vila forró. Alguns empresários já começaram a contratar mão-de-obra extra. Segundo informações do secretário da Fazenda Carlos Machado, centenas de postos de trabalho foram abertos na cidade desde o mês de maio o que representa um aumento na geração de emprego e renda no município.
Economia - Um dos setores responsáveis pela injeção de recursos na cidade é o de aluguel de imóveis. Os valores variam de acordo com o tamanho de cada casa e vão de R$ 800 a R$ 5 mil. A dona de casa, Maria Lúcia Souza, afirma que a chegada do São João é esperada com muita ansiedade porque é um período certo para uma renda extra. “Há 4 anos alugo minha casa, é um bom dinheiro que entra, fico torcendo todos os anos para a prefeitura realizar o melhor São João porque nós moradores somos os maiores beneficiários”.
Outros segmentos satisfeitos da cidade são os hotéis, restaurantes e bares, que comemorou um aumento de 20% na movimentação no período junino em 2008. Luis Paulo, gerente geral do Antonius Imperial Hotel, um dos principais hotéis da cidade, destaca que o município terá o melhor São João da Bahia. Ele afirma que o São João é aguardado com ansiedade e animação pelos proprietários informando que 80% das vagas do hotel já estão reservadas para o período junino. “Um dos grandes termômetros do São João é a hotelaria. Temos 69 quartos em nosso hotel e 80% estão reservados para os dias 20, 21, 22, 23 e 24”.
Como Chegar: Saindo de Salvador pode-se fazer a travessia pela Baía de Todos os Santos através do sistema ferry-boat; são 45 minutos entre os terminais de São Joaquim, na Cidade Baixa (Salvador) e de Bom Despacho, na Ilha de Itaparica, de onde se segue 56 km pela BA-001 até a Cidade de Nazaré. Daí, ainda pela BA-001, percorre-se mais 32 km até a cidade de Santo Antônio de Jesus.
Outra opção é saindo de Salvador pela BR-324, o motorista deve percorrer aproximadamente 90 km até o entroncamento com a BR-101. Por esta última deve-se seguir mais 95 km aproximadamente até a cidade de Santo Antônio de Jesus.
Atrações confirmadas: Vitor e Léo, Calypso, Adelmário Coelho , Magnificos, Del Feliz, André Macedo, Filé De Mulher, Os Cumpadi, Joyce Franca, Flor Do Nordeste, entre outras. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Santo Antonio de Jesus).