Projeto de educação ambiental prevê humanização da rede municipal

A revitalização ambiental nas escolas da rede municipal visando a humanização de cada uma das unidades envolvidas é uma das principais propostas da Secretaria de Educação de Itabuna, através da sua Assessoria de Educação Ambiental. O setor implantou, em maio passado, o projeto de Educação Ambiental que pretende transformar as escolas em unidades sustentáveis. A assessora Viviane kelly Farias de Souza explicou que o projeto foi dividido em três eixos: coleta seletiva, horta didática e a capacitação do corpo docente. A participação dos demais funcionários de cada escola foi considerada de fundamental importância para a concretização e sucesso do projeto, segundo Viviane.


Ela disse que a proposta para a humanização das 14 unidades de ensino se dará através da realização de atividades interdisciplinares voltadas para o meio ambiente, o que inclui plantio de mudas de árvores, oficinas de reciclagem de lixo e a capacitação de todos os envolvidos. “O projeto é desenvolvido nas escolas, mas ele só pode dar certo se tiver a participação da comunidade que é a principal beneficiada”, justificou. Com o desenvolvimento das ações o lixo produzido nas escolas, terá um destino certo; os resíduos sólidos serão usados em oficinas de reciclagem, enquanto o orgânico encaminhado à Secretaria de Agricultura será transformado em adubo através de compostagem e devolvido às escolas para hortas didáticas .

Trilha ecológica - As ações da Assessoria de Educação Ambiental vão muito mais além segundo Viviane. Na semana de comemoração do meio ambiente, por exemplo, foi realizada uma trilha ecológica com a participação de professores e pais de alunos, na Reserva Mãe da Mata, em Ilhéus. Foi um dia intenso que começou com a trilha de aventura e a ecológica que teve como tema “conhecendo nossa história.

Uma aula sobre a história regional incluindo o resgate da medicina alternativa usando os recursos naturais como as ervas medicinais, foi uma das principais atividades. Também foi realizada uma oficina de artesanato com os pais. Cerca de 90 pessoas participaram da programação. No final os participantes fizeram um lanche no meio da mata com frutas orgânicas produzidas na reserva.

Ambiente consciente - Também já está programado para os dias 12 e 13 próximos, na praça Otávio Mangabeira a partir das 18 horas, mais um projeto desenvolvido em parceria com a Assessoria de Educação Ambiental e o Encantarte: é o “ambiente consciente” que pretende por meio de show ecológico proporcionar uma melhor consciência de preservação ambiental.

Além da Secretaria Municipal de Educação, o projeto contará também com a participação da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo e de várias empresas públicas e privadas a exemplo da Marquise, o Boticário e a Emasa. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itabuna)