Programa Despertar abre caminhos para o estudante da zona rural

O Programa Despertar tem um novo Coordenador, o jovem e defensor do meio ambiente, Rafael Brito, formado em biologia e pós graduado em educação ambiental. Designado pelo prefeito Luciano Araújo Mascarenhas, com a missão de formar uma corrente de professores e estudantes para um novo método de ensino nas escolas da zona rural do município. “Tenho fé nos jovens, que bem orientados podem transformar seus estudos em um alinhado forte para uma agricultura sustentável e rentável, visando fixar o jovem no campo e aumentar a família do agricultor pronafiano”, disse o prefeito Luciano Mascarenhas.


Segundo Rafael, o criador do programa é o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), entidade privada, sem fins lucrativos e mantida pela Confederação Nacional da Agricultura (CNA), a nível Nacional e Federação da Agricultura e Pecuária do estado da Bahia (FAEB) a nível estadual.


No despertar, o objetivo é desenvolver ações de formação profissional rural e atividades da promoção social, voltadas ao homem e a mulher do campo, contribuindo para a profissionalização, integração na sociedade e melhoria da qualidade de vida e renda da família. Criada em 1991 e regulamentada em 1992, mas só em 2005 o programa foi incluído no município e agora o novo governo abre um caminho, por acreditar que a educação é o instrumento para formar cidadãos empenhados na realização da importância do coletivo, na defesa da sociedade e do meio em que vivem. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Poções).