Mutirões comunitários fortalecem o trabalho de combate à dengue

A mobilização popular em mutirões comunitários tem sido uma das mais eficientes armas nas ações implementadas pela Prefeitura de Itabuna no combate à dengue. Até o último final de semana, dias 28 e 29, a Comissão Municipal de Defesa Civil (Comdec) já havia contabilizado e acompanhado 33 mutirões promovidos conjuntamente com Associações de Moradores e lideranças comunitárias.


No sábado, dia 28, a mobilização comunitária para a eliminação dos focos do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, começou com os moradores do São Pedro percorrendo ruas da parte alta do bairro retirando entulhos e lixo de quintais e terrenos baldios, bem como identificando residências que ainda conservam reservatórios de água descobertos. O trabalho foi iniciado às 9h30min e foi encerrado às 13h30min resultando na retirada de 220 sacos de entulhos.


Responsável pela mobilização dos moradores, Ângela Vieira Menezes, destaca que é a segunda vez em menos de trinta dias que o bairro São Pedro se reuniu em mutirão para o trabalho de combate à dengue. Ela adiantou que um relatório está sendo encaminhado à Comissão de Defesa Civil e a Secretaria de Saúde, mostrando os focos do Aedes Aegypti.

No domingo, dia 29, cerca de 80 voluntários, participaram do mutirão de combate à dengue no bairro de Zizo. Para o presidente da Associação dos Moradores do local, João Soares de Souza, a iniciativa foi muito importante pelo fato de ter conseguido sensibilizar e envolver os moradores. “Sei que a partir de agora, eles terão mais atenção e vão fazer do combate à dengue uma ação diária”, frisou João.

No local foram encontrados alguns focos da doença e em uma residência uma família estava com suspeita da doença e ainda não havia procurado o posto de atendimento médico, o que foi providenciado de imediato pela Secretaria Municipal da Saúde. Para Carmelita Maria de Souza, 56 anos, o combate à doença é feito através de muita limpeza. “Como eu faço aqui em minha casa, tudo deve ser conservado limpinho, sem nenhuma garrafa com boca aberta e água parada, Devemos buscar informações sobre como evitar o problema”, destacou.

Outra comunidade que também realizou mutirão neste fim de semana foi o Carlos Silva Andaraí. Segundo o presidente da associação dos moradores do bairro, Edson Barreto, a participação da comunidade foi o ponto alto. “Porque eles entenderam que só com a união é que poderemos combater a dengue”, finalizou Edson. Para os próximos dias, outros 15 mutirões já estão agendados pela Comissão de Defesa Civil.(Fonte: Ascom da Prefeitura der Itabuna).