De acordo com uma das representantes dos Tupinambás, a cacique Valdelice, as salas seriam destinadas para abrigar os alunos do ensino infantil da rede estadual de educação, que estão sem estudar, devido ao fato da unidade mais próxima estar sediada em Sapucaeira. Para discutir o assunto estiveram presentes à reunião os secretários municipais Paulo Goulart (Engenharia e Obras), José Nazal (Governo), Carlos Freitas (Serviços Urbanos), João Fraga (Administração), além do procurador geral do município, Luís Carlos Nascimento.
Durante a reunião o secretário Paulo Goulart lembrou ainda que as construções voltadas para servir como unidades escolares devem seguir um padrão técnico exigido pelo Ministério da Educação. “Independente de seu formato, as unidades precisam seguir um modelo que contemple, por exemplo, a instalação de água encanada e de cozinhas e banheiros com piso em cerâmica”, explicou.
Para o secretário Municipal de Educação, Sebastião Maciel, mesmo sendo alunos do estado, o município deve assegurar que essas crianças não sejam prejudicadas com a falta de aula. “O importante agora é agilizar um espaço provisório que possa abrigar uma unidade escolar indígena, a fim de que os estudantes possam acompanhar o ano letivo em atividade”. Ainda segundo Maciel, o governo municipal irá alocar um espaço para funcionar como sede provisória, porém, a equipe de professores e auxiliares continuará sob a responsabilidade do governo do estado.
A intenção do governo municipal, salientou o prefeito Newton Lima, é de construir uma sede própria para abrigar esta unidade, e desta forma, contribuir para que possa servir como centro de referência para a preservação das tradições e manifestações ligadas à cultural indígena. “Devemos respeitar os direitos indígenas, e lutar por condições mais dignas de acesso a uma educação de qualidade”, afirmou. Ainda de acordo com Lima, já foi definida uma programação de atividades artístico-culturais para a reativação do Centro Cultural, que deverá começar a ser executada a partir do próximo mês. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus).