Bananeira entra na luta contra a dengue e promove faxinaço

Associação dos Moradores do bairro Bananeira entra na luta contra o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue e, com o apoio de órgãos públicos e privados, irá “arregaçar as mangas” e promover um faxinaço em toda ao bairro nesta sexta-feira, dia 20, visando eliminar possíveis focos da doença que tem feito muitas vitimas em Itabuna.
O mutirão que contará com a participação de todos os moradores do local, Prefeitura, Corpo de Bombeiros, Comissão Municipal de Defesa Civil (Comdec), Tiro de Guerra, Escola Ação e Cidadania e as igrejas Adventista, Assembléia de Deus e a católica Santa Gemma, além da Marquise, responsável pela coleta de lixo na cidade. Durante todo o dia, homens e máquinas estarão promovendo limpeza para a retirada de lixo e entulhos acumulados em terrenos baldios e fundos de quintais.

O presidente da associação Robson Laranjeira Santana informou a Bananeira enfrenta um sério problema com material para reciclagem recolhido pelos moradores. Muitos deles têm na reciclagem a única fonte de renda, e todos os produtos (latas, garrafas peti e papelão) são depositados em frente de suas casas, já que falta lugar adequado. Durante o mutirão, os catadores serão orientados a guardar esse material em cobertura sobre lonas desde que tenham caídas para a água a fim de que não forme poças.
Os moradores também receberão folhetos com informações que ensinam a combater a dengue, além de telas para cobertura de tanques, doadas pela Comdec. Os organizadores pretendem ensinar as famílias a cuidarem de seus quintais para evitar lixos e vasilhames que possam acumular água. No final do mutirão, os envolvidos receberão um certificado de participação.
Mutirões - Os moradores da Mangabinha também se uniram para combater a dengue durante um mutirão no último sábado. Com o suporte da Secretaria Municipal de Assistência Social através do Departamento de Juventude, as famílias mostraram que através de limpeza de áreas e, principalmente conscientizados sobre os perigos da doença e a forma de combate, é possível livrar a cidade da epidemia que se instalou no município e que tem preocupado as autoridades de saúde.
Além deste, outros mutirões também já foram realizados nos bairros Vila Anália, Jardim Primavera Fonseca. A previsão do departamento é de que todos os bairros da cidade sejam beneficiados com o trabalho que tem mobilizados não apenas os moradores mas também empresas públicas e privadas. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itabuna).