Poções unida pelo bem maior – água

Começou segunda-feira (16) a Semana da Água em Poções. Autoridades, população e a comissão organizadora, visitaram o Açude (Ribeirão São José) e a Barragem de Morrinhos (Ribeirão das Mulheres); à tarde no plenário da Câmara de vereadores, as atividades foram iniciadas com um show de voz e violão do artista da terra Chico Schettini, que cantou músicas regionais, MPB e uma de sua autoria, “vida e morte de um rio”, retratando o Rio São José.

Estudantes da Escola Dinâmico e Luiz Heraldo Duarte Curvelo participaram do evento em plenário. A Escola Dom Climério homenageou a semana da água com trabalhos feitos pelos alunos, destacando: Evanildo Evangelista - o Açude antes e depois; David de Jesus - cuide da natureza e a ame; Sheila Laila – cuidar da água é dever de todos nós. Junto aos trabalhos dos alunos, várias mudas de árvores – essências florestais. Segundo a Secretária de Educação, Lucineide Santos Dias, o apoio dos diretores, vice-diretores e professores foram importantes para o projeto alcançar o objetivo que é a educação ambiental nas escolas.
Para o vereador João Bonfim que representou a Câmara na mesa redonda, o Rio das Mulheres que abastece a barragem de Morrinhos, tem as suas nascentes desmatadas, e nada é feito para coibir e alertou aos responsáveis: DNOCS, EMBASA e GOVERNOS para adotar providencias urgentes; O Cap PM Mario Augusto Cabral, Cmt da Cia de Poções, afirma que só com a criação de uma unidade florestal a fiscalização será ágil e o desmatamento poderá acabar; Na visão do vereador Gildasio Silveira, Presidente da Câmara de Vitória da Conquista, só Deus faz água e nós guardamos e acabamos, temos que discutir e levar a sério as decisões tomadas nos encontros; Representando a Embasa Regional de Vitória da Conquista, a Assistente Social Meire, disse que a educação ambiental é o caminho e a empresa já vem trabalhando neste sentido, junto as escolas. São feitas coletas e analises da água constante para verificação da qualidade, mas a contribuição da população é importante ao lavar o reservatório de 3 em 3 meses, fechar a caixa d’água e fazer o uso racional do líquido.
Durante a mesa redonda, o promotor público de Poções, Dr. Robson Leão, afirmou que a lei deve ser observada e a consciência mais ainda. Quem tem uma fonte de água em suas terras, deve observar a lei e proteger suas margens numa distância de 30 até 100 hectares para proteção do manancial, todos sabem que a terra sem água não produz. Reclamam, mas não fazem a sua parte, que é preservar; Esmeraldo Teixeira representante da Associação dos Expostos do Amianto de Bom Jesus da Serra, disse que a empresa não só destruiu o lençol freático como matou as vidas e deixou outras doentes e abandonadas até hoje.
O Vice-Prefeito e Secretário de Saúde, Dr. José Schettini Neto, representando o Prefeito Luciano Araújo Mascarenhas que viajou a Salvador a serviço do município, disse que só com educação e pulso firme haverá solução para o desmatamento, sabe-se que a lenha, os móveis e pastos, são importantes para o desenvolvimento, mas a natureza deve ser a maior de todas as preservações e sem esta ação não se chega a lugar nenhum. O governo está aberto para ouvir e discutir com a população, sozinho não há solução.
Segundo o professor Sérgio Oliveira, presidente da Comissão Organizadora, o objetivo maior deste encontro é mostrar para a população a importância de formar uma opinião forte, firme e decisiva para a preservação do meio ambiente, “juntos podemos resolver a questão da informação e educação, o governo e a justiça fazem o papel de fiscalizador e punição às irregularidades, e nós, cidadãos, temos o dever de acatar as leis de Deus e do homem. O nosso município precisa desta união de idéias e organização”, afirmou Sergio. O encontro foi finalizado com a apresentação do terno de Reis representando o Folclore do município, homenageando o bairro do Açude. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Poções).