Prefeito visita a unidade de combate a dengue no Malhado

Moradores do Malhado e áreas circunvizinhas já dispõem de atendimento ambulatorial de dengue mais próximo de suas residências. Um posto para pacientes suspeito da doença entrou em funcionamento na manhã de terça-feira (17), na avenida Severino Vieira, no bairro, por decisão do prefeito Newton lima. A medida visa desafogar os leitos dos hospitais Geral Luis Viana Filho e São José, unidades de referência da dengue na cidade. O procedimento facilita o atendimento aos pacientes e traz tranqüilidade para a população da zona norte de Ilhéus.

O prefeito visitou a unidade na manhã de ontem (18), em companhia do vice Mário Alexandre. Conversou com a equipe médica e um paciente com suspeita da doença transmitida pelo mosquito aedes aegpty. A unidade provisória do Malhado atendeu 24 pacientes com sintomas da dengue, no primeiro dia de funcionamento, e nas primeiras horas da manhã de ontem (18) realizou seis procedimentos.

O posto de atendimento ambulatorial da dengue do Malhado funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas. Diariamente, dispõe de equipe composta de um médico, enfermeiro, dois técnicos de enfermagem, recepcionista, ajudante de serviços gerais e vigia. É equipado com sala para consultas e macas, farmácias e recepção, além de possuir ar condicionado para possibilitar comodidade e conforto aos usuários e acompanhantes.


A prefeito garantiu que também será instalado outro posto de atendimento da dengue na cidade, desta vez no bairro Nossa Senhora das Vitorias, zona sul de Ilhéus. Este será voltado ao atendimento dos pacientes que residem no Nossa Senhora das Vitórias e nos bairros que ficam próximos, a exemplo do Hernani Sá, Ceplus, e o distrito do Couto, entre outros. Com isso, a prefeitura busca meios para reduzir o número de procura por atendimento na unidade de referência.

Segundo Newton Lima todas as medidas necessárias para o combate a dengue estão sendo adotadas pela Secretaria de Saúde, “mas é preciso que os meios de comunicação também colaborem no sentido de conscientizar toda a população para que se engaje nesta luta que é de todos nós, uma vez que a maioria dos focos do mosquito transmissor é encontrado nas residências, sendo por isso, imprescindível a participação de cada cidadão ilheense”, afirmou. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus).