Obras da Praça São Miguel serão retomadas conforme normas do IPAC

Embargadas desde julho de 2008 pelo Ministério Público, as obras da Praça São Miguel serão retomadas após o Instituto de Preservação do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC) avaliar o novo projeto elaborado pela Prefeitura de Itacaré. Cercada de casarões do período colonial, a praça é abrangida pela área da Igreja Matriz, datada do século XVIII e que se encontra em processo para tombamento definitivo. “Respeitando a memória da nossa cidade, queremos devolver à comunidade um monumento harmônico com a área histórica”, declarou o prefeito Antônio de Anízio.


Com o intuito de discutir os meios legais para iniciar as intervenções na Praça São Miguel, foi realizada uma reunião entre o prefeito, a secretária de Desenvolvimento Urbano, Ana Guerra, o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Ricardo Brazão, a Promotora de Justiça, Aline Salvador, e o diretor do IPAC, Paulo Canuto. O encontro aconteceu na manhã da última segunda-feira (16), contando ainda com a participação do coordenador executivo da Prefeitura, Moisés Oliveira, e o arquiteto Ademar Sá, responsável pela elaboração do novo projeto arquitetônico da Praça.

As obras da Praça São Miguel revoltaram a comunidade logo após seu início, em junho de 2007. A antiga estrutura, com o coreto, o obelisco e até mesmo as árvores, foi totalmente destruída pela administração municipal anterior. Diante disso, diversas entidades de Itacaré entraram com uma ação no Ministério Público a fim de impedir a construção. “Protestamos muito, mas o ex-prefeito não nos deu ouvidos. Agora, esperamos que o novo projeto siga a mesma linha do que era o local”, disse a presidente do clube da Melhor Idade, Ametista Maria dos Reis.

A re-estruturação da Praça São Miguel está incluída no projeto de revitalização da orla de Itacaré, que contará com recursos na ordem de R$ 1,4 milhão oriundos do Programa de Desenvolvimento Turístico (Prodetur). A intervenção será acompanhada pela Companhia de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Conder) e Secretaria Estadual de Turismo. “Antes dos trabalhos começarem, será estabelecido um termo de Ajustamento de Conduta junto ao Ministério Público e IPAC, seguindo todos os pareceres técnicos”, informou a secretária Ana Guerra. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itacaré).