Mutirão da água chega ao sertão de Poções

As chuvas não chegaram, os tanques e aguadas secaram. Para o alivio da população rural, a Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente através do programa de distribuição de água em carro pipa, realiza desde terça feira (10) o mutirão da água, que consiste em abastecer todos os tanques das regiões do sertão. Na Piedade o atendimento chegou a 555 famílias, no Roçado Grande a meta é atingir 600 famílias e o trabalho será contínuo para não deixar as famílias sem água.

Segundo o secretário Mateus Cruz, “todos os carros deslocados abastecem todas as casas sem apadrinhamento, uma vez que a distribuição é séria e humana”, resumiu Mateus. Outra boa informação veio do encarregado do setor, Roberto, todos os pedidos seguem a ordem de chegada e cada carro sai de Poções com destino certo sem deixar uma casa sem o abastecimento.
Alegre e agradecido a Deus, o Sr. José Ribeiro do Nascimento, do Roçado Grande, que recebeu pessoalmente a equipe de Mateus disse “se Deus não mandar misericórdia vamos está sempre precisando desta ajuda e Luciano mudou a vida de todos nós”. Para o Líder da Comunidade do Roçado Grande, Zequinha, de janeiro até agora “o prefeito já desempenhou um papel muito bom, uma melhoria em tudo falando, alem da água, a Central de Marcação facilitou muito, o transporte, remédios, exames e este liquido precioso que a gente recebe e com a presença do secretário é uma novidade imensa”, disse Zequinha.
Bem à vontade e feliz a dona Idália Xavier Luz recebeu o carro e agradeceu pessoalmente ao secretário Mateus, pelo que vem fazendo pelo povo sofrido da região deste sertão; já na casa de Cláudio a equipe ouviu o apelo, que neste período de seca a distribuição seja constante e Cláudio ouviu do secretário Mateus a garantia da continuidade do processo e caso o liquido termine antes do prazo ele pode solicitar a Roberto na secretaria.
Recuperada - Nossa reportagem, transitando pela estrada que liga Poções a Duas Vendas, encontramos o Sr. Agnaldo Santiago, motorista, “não esqueceram de nós, agora podemos transportar nossa produção, nossa gente e os nossos alunos, a estrada tá boa e parece um tapete, tenho que ter cuidado e atenção redobrada”, palavras do Sr. Agnaldo Santiago.
Segundo o secretário Mateus Cruz, responsável pelas estradas vicinais, o trabalho de Duas Vendas ainda não está totalmente pronto, alem da recuperação da estrada, que foi alongada em todo o percurso e os mata burros foram recuperados num total de 10. Alguns pontos da estrada receberão passagens molhadas para escoamento das águas, a barragem está sendo recuperada e a roçagem será feita nos dois lados. Mateus salientou que a anos nada foi feito naquela região.
São José II - Encravado no sertão, região seca de Poções, mesmo perto das margens da BR 116, a localidade de São José II passa a ter o seu sistema de abastecimento de água. Uma solicitação do vereador João Bonfim (PT), sua luta contou agora com a gestão democrática do prefeito Luciano Araújo Mascarenhas. O trabalho começou com a equipe do secretário Mateus Cruz, abrindo a estrada para que as máquinas da CERB pudessem perfurar o poço e jorrar o líquido, que irá melhorar os índices de desenvolvimento humano e a qualidade de vida da população daquela área rural.
Segundo Mateus Cruz, agora falta pouco: os tubos, bomba e a caixa d’água que irá ficar no morro e distribuirá a água por gravidade, para cerca de 28 famílias, já que o poço tem uma capacidade em média “12 mil litros por hora”. Os moradores da localidade não esperavam a atitude do prefeito, mas o secretário Mateus Cruz, esteve de casa em casa conversando e explicando que “não importa para Luciano a cor, o partido ou o nível do ser humano, o que está em jogo é o povo e ele faz parte da administração e para todos devem ser feito o trabalho, o vereador Bonfim sabe o quanto é importante a água para todos e é neste sentido que o governo trabalha”, concluiu Mateus. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Poções).