Festa de Arembepe tem policiamento reforçado

A segurança na Festa de Arembepe vai contar com uma estrutura especial. Durante os quatro dias (13 a 16/03), mais de 500 homens das Polícias Civil e Militar garantem a tranquilidade dos foliões no circuito e nas vias de acesso à folia. Este ano, o efetivo empregado é 15% maior do que em 2008. Além dos policiais da 59ª Companhia Independente da Polícia Militar, em Arembepe, a festa tem reforço da Ronda Ostensiva Metropolitana (Rome), 12º Batalhão da Polícia Militar de Camaçari (BPM), Batalhão de Choque, Esquadrão de Polícia Montada, mais as companhias independentes dos municípios de Candeias (10ª CIPM), Simões Filho (22ªCIPM), Dias D´Ávila (36ªCIPM), Lauro de Freitas (52ªCIPM), Mata de São João (53ªCIPM) e Liberdade (37ªCIPM), em Salvador.

O Corpo de Bombeiros também participa do evento, com uma viatura de resgate e 21 homens por dia. Todo efetivo policial vai estar nas ruas a partir das 11h e permanece até o final da festa. O tenente-coronel Silvio Santos Lima, comandante da 59ª Companhia Independente da Polícia Militar, ainda informa que está viabilizando a participação do Esquadrão Águia.
Ao longo do circuito estão distribuídos dois Postos de Comando Setorial de Área (PCSA), localizados na arena e ao lado da estrutura montada para funcionamento da 26ª delegacia; um posto avançado da 26ª Delegacia de Vila de Abrantes, que fica na via principal, próximo ao campo de futebol, onde devem ser prestadas as queixas de roubo ou agressão; e nove elevados. Cada torre tem capacidade para uma patrulha com cinco homens.
Os dois pontos de apoio da polícia militar, utilizados para distribuição da tropa, ficam instalados na arena da festa e próximo ao campo de futebol. O sistema de segurança vai ter o reforço de mais quatro câmeras de segurança. A central de monitoramento funciona na 59ª Companhia e no PCSA da arena. A Prefeitura ainda contratou 94 seguranças particulares.
Oito viaturas ficam à disposição dos agentes. Os veículos vão ser utilizados na entrada da localidade e em pontos estratégicos de Catu de Abrantes, Guarajuba e Monte Gordo. As áreas do entorno da Festa de Arembepe, também terão patrulhamento da PM, de acordo com o tenente-coronel Silvio Santos Lima. Para atender as demandas relacionadas à mulher, a Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam), vai manter uma equipe no posto da arena e um grupo volante. Um outro grupo ficará de plantão, durante 24 horas, para atendimento na delegacia, sede de Camaçari. O efetivo vai trabalhar com três viaturas, sendo duas no litoral.
POLÍCIA RODOVIÁRIA - A 1ª Companhia do Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual vai instalar pontos de fiscalização nos dois acessos da Festa, que estão na entrada de Arembepe, ao longo da BA 099, e na rua Caraúnas.
O tráfico de drogas e o transporte de armas na cidade vão ser coibidos com a fiscalização de veículos. Também estão previstas abordagens de carros e motos, com uso do etilômetro (popularmente conhecido como bafômetro), para medir o nível de consumo de álcool dos condutores. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Camaçari).