Gerônimo é uma das atrações do Projeto “Espicha Verão” em Ilhéus

O cantor e compositor Gerônimo será uma das atrações do Projeto “Espicha Verão”, que acontece em Ilhéus neste sábado, dia 14, com uma vasta programação social, cultural e esportiva. Considerado um dos artistas mais queridos e populares da Bahia, Gerônimo é autor de grandes sucessos, como “É D’Oxum”, “Eu sou negão”, “Dentro da minha cabeça”, “Jubiabá” e “Menino do Pelô”. O objetivo do “Espicha Verão”, que em sua edição de estréia fez muito sucesso em Salvador, é prolongar a alta temporada baiana, atraindo e mantendo por um tempo maior os turistas no Estado.

Programado para ser realizado na avenida Soares Lopes, ao lado da Catedral de São Sebastião, o projeto é resultado de uma parceria da Bahiatursa com a Prefeitura de Ilhéus, através da secretaria municipal de Turismo (Setur). Segundo o secretário Hermano Fahning, a infra-estrutura do “Espicha Verão” incluirá postos de saúde dotados de ambulância, polícia civil, salva-vidas, corpo de bombeiros, guarda municipal, vigilância sanitária e informações turísticas. Além disso, o evento também contará com banheiros químicos, ordenamento de ambulantes, orientação de trânsito, serviços de proteção ao menor e ao visitante, linhas de transporte regulares, organização e fiscalização das áreas de estacionamento e barracas padronizadas voltadas para a venda, principalmente, de artesanato, comidas e bebidas típicas.
O “Espicha Verão” terá apresentações musicais, culturais e artísticas, a exemplo de homenagens ao Dia da Poesia e ao escritor Jorge Amado, bem como shows variados com músicos locais. A programação também contempla apresentações realizadas no Bataclan e na Casa dos Artistas, além de mostras de capoeira, samba de roda e terno de reis em outros espaços. O evento incluirá ainda uma homenagem à Academia de Letras de Ilhéus e um show poético-musical com o ator Jackson Costa. Por fim, entre outras, alunos de escolas públicas e particulares serão acompanhados pelo grupo Chorinho do Brasil e pela Sociedade Filarmônica Capitania dos Ilhéus.
Gerônimo - Baiano da Ilha de Bom Jesus dos Pobres, o cantor e compositor Gerônimo começou tocando trompete na Filarmônica de Bom Jesus dos Pobres e percussão no Trio Elétrico de Dodô e Osmar. Nos anos 70, foi à Europa com o Balé Brasileiro da Bahia e, mais tarde, conheceu Moraes Moreira, Maurício Tapajós e Geraldo Azevedo. Chegou a gravar um LP pela Polygram, mas as primeiras músicas que fizeram algum sucesso foram gravadas por outros intérpretes, como "Dentro da Minha Cabeça", pelo grupo A Cor do Som, e "Mensageiro da Alegria", por Diana Pequeno.
Na década de 80 teve reconhecimento maior quando sua música "É D'Oxum" foi incluída na trilha da minissérie "Tenda dos Milagres", da TV Globo. Seu maior sucesso foi em 1987, com a música "Eu Sou Negão", bastante executada do carnaval daquele ano e considerada um dos marcos iniciais da axé music. Na esteira da moda da lambada e do fricote, sua música baiana com influências caribenhas foi exportada para a Europa. Lançou outros discos, como "Dandá" (1988) e "Dançarino" (1989). Algumas músicas que ficaram mais conhecidas foram "Oxossi" (incluída na trilha sonora do filme norte-americano "Orquídea Selvagem"), "Jubiabá" e "Menino do Pelô". (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus).