Conferência discute segurança pública com gestores locais

Primeira Conferência Nacional de Segurança Pública (Conseg) ocorrerá de 27 a 31 de agosto, em Brasília. Os organizadores do evento contam com a representação de aproximadamente 130 municípios para debater o tema e elaborar propostas que visam às melhorias da segurança pública nos municípios.


Os principais assuntos propostos para serem discutidos serão a reforma das penitenciárias, especialmente as femininas, e a capacitação dos profissionais de segurança. Entre os pontos de discussões, haverá referências às ações agressivas da polícia e ainda as condições de saúde e qualidade de vida de policiais. Estarão presentes no encontro representantes dos governos municipais, estaduais e da sociedade civil.

Apesar de não ser uma competência dos municipios, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) acredita que é importante os gestores municipais promoverem conferências para detectar os principais problemas que envolvem o setor de segurança pública, incentivando a participação da população, para encaminhar as principais questões levantadas e as sugestões à Conseg.

Impacto nos municípios - Segundo a CNM, um dos assuntos mais discutidos entre os representantes de entidades municipais é a segurança pública. A falta de recursos e investimentos acarreta em más condições da segurança e afeta diretamente as comunidades, com a violência de maneira geral.

Para os organizadores da Conferência, como cada região tem sua peculiaridade, é necessário um trabalho diferente em cada município. Por isso, há a preocupação com a participação dos gestores municipais. (Fonte: CNM com informações do Ministério da Justiça).