Cicaf inicia matrícula de cursos

O processo de matricula para os cursos do Centro Integrado de Capacitação e Apoio ao Adolescente e à Família Professora Gilza Melo (Cicaf), será realizado em dois dias, nesta segunda-feira (29) e na terça-feira (30). A coordenadora do Cicaf, Ana Maria Alves dos Santos e Silva, destaca que as matriculas serão todas informatizadas e os estudantes terão a necessidade de levar apenas, seus documentos originais sem a necessidade de cópias. A documentação necessária é a identidade, CPF e os comprovantes de matricula e de residência.

Serão ao todo oito cursos na instituição, com duração de três meses. Um requisito importante para se ingressar em uma das áreas é ser oriundo de escolas da rede pública de ensino, tanto municipal quanto estadual.

Para este trimestre o Cicaf oferece o curso básico integrado (atendimento ao público, informática e relações interpessoais), neste caso é preciso ter 14 e 18 anos, estar cursando no mínimo 6° ano a 5ª série e o adolescente deverá vir junto com o responsável no ato da matricula. As aulas acontecerão tanto nas segundas-feiras e quartas-feiras como nas terças e quintas nos dois turnos.

O outro curso é o inglês básico, a pessoa precisar ser maior de 18 anos de idade e Ensino Médio completo. As aulas serão ministradas nos dias de quinta-feira e sexta-feira. O curso de recepcionista telefonista com informática é voltado para quem está cursando o Ensino Médio também, ou já ter concluído e gostar de relacionar-se com o público. Este será desenvolvido nos dois turnos dos dias de quarta-feira. O segmento de depilação também exige Ensino Médio completo e ser maior de 18 anos. Sendo desenvolvidas suas atividades sempre nos dias de segunda e de quinta-feira, nos dois turnos.

Quem tem idade superior a 15 anos de idade e Ensino Fundamental completo e com 8ª série poderá estar cursando o curso de corte de cabelo e escova, nos dias de terça-feira pela manhã ou no turno vespertino. Outra opção é o curso de manicure e pedicure. É preciso ser alfabetizado e ter no mínimo 15 anos de idad. O curso acontecerá sempre nas quarta e nos dois turnos.

Aqueles que pretendem cursar eletricidade básica no dia de sexta-feira pela manhã ou pela tarde, é necessário ter mais de 18 anos de idade e o Ensino Fundamental completo - 8ª série. Assim como o curso de garçom, cujas aulas serão desenvolvidas nos dias de segunda e quinta também nos dois turnos. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Feira de Santana)

Ministro garante obras para Poções

O ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, recebeu o prefeito Luciano Araújo Mascarenhas. O encontro foi em Brasília na quarta feira (24), Geddel confirmou a liberação das solicitações feitas por Luciano visando levar desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida da população. Segundo o Ministro Geddel, a população de Poções tem um bom administrador e com trânsito nos ministérios, o que leva a ter uma boa relação junto ao Governo Federal e completou, “ao liberar a revitalização da Barragem de Morrinhos estamos melhorando o fornecimento de água, não só para Poções, mas para os demais municípios abastecidos pela barragem. A obra tem seu objetivo social, como a geração de emprego e renda e com a instalação dos tanques redes, o setor pesqueiro será uma fonte de emprego e renda na barragem”, afirmou Geddel.

O ministro da Integração Nacional Geddel Vieira Lima, anunciou na entrevista que concedeu direto de Brasília a Rádio Povo, que estava também garantindo o abastecimento de água para as localidades da caatinga com a operação carro pipa por mais um ano. Ele falou ainda do projeto de urbanização do bairro São Paulo, um grande sonho da população e disse também da satisfação em está liberando um caminhão pipa moderno para fazer parte da frota do município no combate a seca e abastecimento de água a população carente.

Geddel Vieira Lima parabenizou o povo de Poções, por confiar no prefeito Luciano, um gestor forte, firme e decidido em lutar pelo municipalismo, uma bandeira nunca esquecida pelo seu saudoso pai Tonhe Gordo. “Sou baiano e tenho que lutar pelo meu Estado, sem, claro, esquecer dos Nordestinos, mas é preciso olhar para todos os municípios e Poções faz parte da Bahia e não pode ficar esquecido e abandonado pelo governo e isso eu garanto que farei quando estiver governando o Estado e para tanto agradeço a população de Poções e da Bahia pela confiança no meu trabalho, “afirmou o ministro. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Poções)


Prefeitura de Itororó reforma espaços de lazer

Com recursos próprios, a Prefeitura de Itororó iniciou as reformas da Praça Castro Alves e da quadra poliesportiva Valdélio Campos. A verba para recuperação dos espaços de lazer á proveniente da arrecadação tributária municipal e do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). “São pequenas intervenções que ajudarão a melhorar o aspecto dos locais e darão melhores condições de uso”, informou o prefeito Adroaldo Almeida.

O prefeito de Itororó acredita que investir no aperfeiçoamento e ampliação dos espaços de lazer ajuda a melhorar a qualidade de vida da população. “Além de serem locais destinados à recreação e prática de esportes, praças e quadras poliesportivas proporcionam a integração da comunidade, incentivam a adoção de hábitos saudáveis e afastam a juventude das drogas e criminalidade” afirmou.

Ainda segundo Adroaldo, o governo municipal tem como meta a captação de novos recursos para intervenções maiores. Para isso, o chefe do executivo municipal se reuniu com o diretor geral da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), Raimundo Nonato da Silva, o ex-jogador de futebol Bobô. O campeão brasileiro pelo Bahia em 1989 garantiu a possibilidade de liberação de verba para reformas das quadras Valdélio Campos e Isabel Magalhães.(Fonte: Ascom da Prefeitura de Itororó)

Conselho apresenta prestação de contas do Fundeb de 2009

A Secretaria de Educação de São Desidério por meio do Conselho Municipal de Educação apresentou na sexta-feira, 19, a prestação de contas dos recursos do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). A prestação foi realizada no Telecentro Comunitário. Segundo a diretora do setor de contabilidade da Prefeitura Municipal Versiany de Paula Roque, houve transparência e bom uso do recurso público em São Desidério. “Durante o exercício de 2009 o gestor administrou bem o recurso do Fundeb cumprindo o exigido pela Emenda Constitucional nº 53/2006, Lei nº 11.494/2007 e Decreto nº 6.253/2007 que regulamenta referido fundo”, afirma Versiany.

Em 2009, o município recebeu do Fundeb R$ 8 milhões. Com base na legislação, 60% desse valor devem ser aplicados na remuneração dos profissionais do magistério em efetivo exercício na educação básica. “O município de São Desidério aplicou satisfatoriamente com um índice de 67,22%”, completa a diretora.

De acordo com a presidente do conselho, Edna Rodrigues “as reuniões para prestação de contas deverão acontecer a cada dois meses para que os membros tenham esclarecimentos sobre o investimento que está sendo aplicado”. (Fonte: Ascom da Prefeitura de São Desidério)

IPTU em cota única com desconto

Os contribuintes feirenses que desejarem usufruir o desconto de 20% no valor do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) devem pagar a contribuição, em cota única, até o dia 7 de abril. Outra opção é pagar o imposto parcelado em até cinco vezes, mas sem desconto.

A Secretaria da Fazenda remeteu, através dos Correios, até sábado (27), 69.500 carnês. Entretanto, no caso de atraso na entrega dos documentos de arrecadação, os contribuintes podem se dirigir ao Centro de Atendimento ao Feirense (Ceaf), na rua Barão de Cotegipe, para retirar a segunda via.

O secretário da Fazenda, Wagner Gonçalves, observa que as pessoas que desejarem podem obter a segunda via do carnê do IPTU também através da Internet, no site da Prefeitura de Feira de Santana (www.feiradesantana.ba.gov.br), clicando no link do IPTU 2010, ou diretamente no site da Sefaz (www.sefaz.feiradesantana.ba.gov.br), e clicar no link de segunda via para pagamento do imposto.

Para emitir a segunda via do carnê do IPTU ou tirar dúvida dos contribuintes, o Ceaf vai estar com plantão de atendimento, entre esta segunda-feira (29) até quinta-feira (01), das 8h30 às 18 horas, ininterruptamente, e também no período de 5 a 7 de abril. Wagner Gonçalves informa que a previsão para o exercício de 2010 é de serem arrecadados cerca de R$ 15 milhões com as contribuições do IPTU.

Ao todo Feira de Santana possui 178 mil imóveis, dos quais 77 mil são isentos e outros 32 mil são terrenos e casas sem numeração, dificultando a identificação para entrega dos carnês. Nestes casos, os contribuintes devem ficar atentos e se dirigirem à Secretaria da Fazenda para apanharem o carnê, já que o débito fica acumulado e sujeito a aplicação de multas e correções. (Ascom da Prefeitura de Feira de Santana)

Ilhéus vai sediar Congresso de Educação do Sul da Bahia

Já estão abertas as inscrições para o Congresso de Educação do Sul da Bahia, organizado por Ana Nery Empreendimentos Culturais e Exemplo Empreendimentos Culturais. O evento ocorrerá nos dias 9 e 10 de Julho, no Centro de Convenções em Ilhéus e pretende reunir profissionais da educação, pais, estudantes, psicólogos e psicanalistas de várias cidades nordestinas. O objetivo principal do congresso é compartilhar experiências na área de ensino contribuindo para a formação continuada de professores da região, trazendo momentos de reflexão e troca de experiências.

Estarão presentes especialistas de todo o país. Um dos principais palestrantes já confirmados é o medico Augusto Cury, escritor brasileiro mais lido na atualidade, autor de diversos livros sobre educação e família. Cury já ministrou centenas de palestras em escolas e eventos educacionais. Destaque também para Hamiltom Werneck. Especialista em educação, o educador traz para o Congresso uma palestra que enfoca a importância dos valores na formação de crianças e adolescentes.

Durante o congresso, serão desenvolvidas várias atividades – como palestras, conferências, minicursos e exposição cultural – abordando temas ligados à educação, especialmente questões ligadas a parceria família e escola no contexto da prática pedagógica. O evento será realizado nos auditórios Jorge Amado e Nacib, destinados às palestras, conferências e minicursos. E, paralelamente, acontece uma Feira cultural no Hall do Centro do Centro de Convenções. Mais informações:Ana Nery Empreendimentos Culturais. 0800 702 7585 / 4004 - 0435 (ramal 95006) -www.congressoilheus.com.br

Sedes conquista o primeiro lugar em prêmio do MDS

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes) conquistou o primeiro lugar no Prêmio Rosani Cunha de Desenvolvimento Social pela experiência de Inclusão Produtiva no município de Marcionílio Souza. O projeto é um ciclo de políticas públicas que contribui para o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. A solenidade de entrega do prêmio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) aconteceu na última quinta-feira (25), no Memorial Juscelino Kubitschek, em Brasília.

O objetivo geral do projeto é beneficiar famílias de baixa renda com dificuldade de acesso à água para produção de auto-consumo de alimentos com a construção de cisternas de produção com capacidade de armazenamento de 50 mil litros e captação de água de enxurrada. O projeto prevê ainda a capacitação, formação e assistência técnica para a convivência com o semiárido.

Garantir segurança alimentar e nutricional às famílias que vivem no semiárido baiano, propiciar o acesso descentralizado à água para produção de alimentos de origem vegetal e animal às famílias que já têm acesso à primeira água, e ainda possibilitar a troca de conhecimentos entre agricultores e agricultoras através de intercâmbios, são metas do projeto que vem garantindo a melhoria da qualidade de vida das famílias agricultoras da região semiárida, especialmente crianças, mulheres e idosos.

Marcionílio Souza - O município situado no território da Chapada Diamantina, semiárido baiano, segundo dados do IBGE, possui um índice de pobreza estimado em 50,72%, com 1.567 famílias pobres, propiciando um baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), sendo mais agravante na população rural.

Neste município, a Sedes em parceria com diversos órgãos, dentre eles o MDS, desenvolve projetos de inclusão social, entre eles, Cisternas Primeira e Segunda Água, Cisternas nas Escolas e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA – Alimentos).

Na solenidade de entrega do Prêmio Rosani Cunha de Desenvolvimento Social, esteve presente o secretário da Sedes Valmir Assunção que, das mãos do ministro do desenvolvimento social, Patrus Ananias, recebeu o troféu simbolizando mais essa ação do Governo do Estado. Segundo Assunção essa premiação da Sedes é a prova de que as parcerias entre os entes federativos estão sendo fortalecidas cada vez mais. “Toda a equipe da Sedes está bastante orgulhosa em receber mais esse prêmio na área de inclusão produtiva. O fundamental é demonstrar que é possível gerar outras oportunidades de produção para as famílias em situação de vulnerabilidade, especialmente no interior do estado”, ressalta.

Sobre o prêmio - O MDS promove a premiação onde foram contempladas 21 ações que contribuem para a melhoria da vida dos brasileiros. O Prêmio Rosani Cunha de Desenvolvimento Social foi criado com o propósito de articular o debate e as reflexões entre pesquisas e estudos sobre questões do desenvolvimento social e as práticas coordenadas por governos e pela sociedade civil.

Foram escolhidas 12 finalistas responsáveis por ações na modalidade Práticas de Governos Estaduais, Municipais e do Distrito Federal (DF), sendo quatro de governos estaduais ou do DF e oito de governos municipais. Na modalidade Práticas da Sociedade Civil, quatro iniciativas conseguiram se destacar. Também são finalistas cinco estudos acadêmicos – sendo três na categoria profissional e dois na categoria estudante.

O Prêmio Rosani Cunha de Desenvolvimento Social foi criado também para dar visibilidade e reconhecer boas práticas desenvolvidas nas áreas de assistência social, transferência de renda e segurança alimentar e nutricional. “Observamos vários critérios, entre eles, a questão do impacto na vida dos beneficiários; e como e quais foram os resultados na melhoria da condição de vida da população atendida. Premiar, reconhecer e dar visibilidade a essas práticas e a esses estudos é o caminho para que essas políticas sociais brasileiras tenham êxito”, explica a secretária de Avaliação e Gestão da Informação do MDS, Luziele Tapajós. (Fonte: Ascom/Sedes)

Cultos e confraternizações em Ourolândia

A Igreja Evangélica Assembleia de Deus de Ourolândia, de 2 à 4 de abril, estará sediando um evento em nível estadual: “Cultos e Confraternizações” em homenagem aos seus pastores veteranos e ex-presidentes de convenções. O evento acontece no Espaço Social da Igreja, à Praça José Prado Alves, 1ª Andar da Igreja e contará com a presença de autoridades civis e eclesiásticas locais e regionais. O encerramento, no domingo, contará com almoço para os participantes. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ourolândia)




Prefeito de Itacaré solicita água tratada para zona rural

O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, esteve reunido com o presidente da Embasa, Abelardo Oliveira, a fim de solicitar a implantação de sistema de abastecimento de água para localidades rurais de Marambaia e Campo Seco. A audiência aconteceu na última quarta-feira (24) em Salvador, sendo acompanhada pelo vereador itacareense Genivaldo do Sindicato e pelo Deputado Estadual Edson Pimenta.

De acordo com Antônio de Anízio, a apresentação do pedido ao presidente da Embasa segue o compromisso que sua gestão assumiu junto às comunidades rurais. “A implantação do sistema de abastecimento é uma reivindicação dos moradores, que desejam ter disponível água limpa e tratada para seu consumo seguro”, afirmou.

Ainda segundo o prefeito de Itacaré, a administração municipal vem realizando outras ações em benefício dos homens e mulheres do campo. No ano passado, foram recuperadas estradas vicinais intrafegáveis há décadas. Entre elas estavam: Feto, Damásio, Pau Brasil e Serra de Água. Neste ano, dois tratores esteira e quatro moto-niveladoras já contemplaram os ramais do Conjunto São Pedro, João Rodrigues e Corisco.

O chefe do executivo municipal de Itacaré agradeceu ao presidente da Embasa, Abelardo Oliveira, pela retomada das obras do esgotamento sanitário na sede do município. Depois de dois anos paralisadas, as intervenções estão sendo executadas por uma empresa terceirizada. “Foi um pedido apresentado ao governador Jaques Wagner no início do ano passado e que foi prontamente atendido. Nosso desejo é que haja possibilidade de ampliação do projeto”, disse Antônio de Anízio. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itacaré)

Redução drástica de despesas na Prefeitura

A contingência de 15% no orçamento da Prefeitura de Feira de Santana resultou em diversas medidas de economia anunciadas pelo prefeito Tarcízio Pimenta, em reunião com o secretariado na última quinta-feira (25) A redução de despesas vai atingir os mais variados segmentos da administração, em todas as secretarias e autarquias.

O secretário da Fazenda, Wagner Gonçalves, fez uma explanação sobre os motivos que levaram o Governo Municipal a decretar o contingenciamento, na semana passada. A principal delas foi uma redução R$ 7,5 milhões no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Em seguida, ele apresentou o elenco de atitudes que devem ser adotadas pelos secretários, para a concretização da extremamente necessária economia nas despesas da máquina pública municipal. Elas serão divulgadas depois de uma redação final que já está sendo elaborada após as discussões da reunião do secretariado.

“As medidas já estão decididas, não têm volta. Elas irão satisfazer um interesse maior, que é o equilíbrio das finanças públicas com mais racionalidade ainda na aplicação do dinheiro público, reduzindo mais ainda as possíveis gorduras”, salientou o prefeito Tarcízio Pimenta. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Feira de Santana)

Saneamento é um dos temas em destaque no Fórum Urbano Mundial

Em media, 700 milhões de pessoas permanecem sem nenhum tipo de Saneamento Básico no mundo e 2,5 bilhões delas vivem sem instalações sanitárias adequadas. O diagnóstico foi apresentado dia 24 de março, no V Fórum Urbano Mundial, pela contabilista Dennis Mwanza, do Water and Sanitation Program (WSP), programa de água e saneamento do Banco Mundial. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) acompanhou a apresentação do relatório.

As informações apresentadas no evento de rede: Unindo a divisão: aprimorando o fornecimento de água e o saneamento para os pobres urbanos são que, mesmo com uma redução considerável nas últimas décadas, a quantidade de pessoas sem acesso a esses serviços continua em números absolutos, acompanhando um crescimento populacional de 779 milhões de pessoas desde 1990.

O Fórum ocorre desde o dia 22 de março no Rio de Janeiro e, durante o encontro do dia 24, representantes de diversos Países descreveram programas de saneamento em favelas e áreas carentes em diferentes locais. Como, por exemplo, o gestor da Indonésia, Nugroho Tri Utomo, que explicou as ações para reduzir o esgoto a céu aberto em seu País, que faz parte justamente da região mais afetada pela carência de saneamento no mundo.

O indonésio colocou a seguinte situação: a população local estava acostumada com os baixos padrões de higiene, o que fazia parte de um ciclo vicioso em que não cobrava mais das autoridades por melhores condições e, ao mesmo tempo, não pagava taxas que pudessem bancar uma melhoria no sistema. Ele salientou que a população pobre, se tiver a opção e sentir que vale a pena pagar para ficar mais segura de doenças causadas por falta de esgoto, ela paga.

Estratégias - Uma das estratégias usadas, de acordo com ele, foi um amplo trabalho de comunicação o que resultou na ampliação do processo de construção de sistemas de saneamento. Neste aspecto, a CNM incentiva e auxilia os Municípios brasileiros no desenvolvimento do Plano de Saneamento Básico Participativo. O projeto prevê um diagnóstico da situação local e planeja a área para os próximos anos.

Saneamento Básico é o conjunto dos serviços e instalações de abastecimento de Água, Esgotamento Sanitário, Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos, Drenagem e Manejo das Águas Pluviais. Neste contexto, o Município elabora o Plano como um instrumento onde são definidas as prioridades de investimentos, os objetivos e metas de forma a orientar a atuação dos prestadores de serviços. (Fonte: CNBM)

Fátima completa 25 anos comemorando avanço da cidade

No dia 01 de abril, o município de Fátima comemora 25 anos de emancipação política. Fátima, emancipado em 1985, pertencia a cidade de Cícero Dantas, e teve como ícone da luta emancipatória o primeiro prefeito do município, João Maria de Oliveira. Este ano, os fatimenses têm muitos motivos para comemorar com a inauguração de diversas obras e conquistas dessa nova administração. Os principais destaques desse governo são:

Educação - Mesmo com toda a queda de receitas oriunda da crise financeira , nesse primeiro ano de governo o prefeito Nego reformou todas as escolas núcleos do município e neste recesso escolar de fim de ano reformará todas as outras escolas, reformou a Biblioteca Municipal e ciente de que o processo educativo não se dá apenas no espaço físico das escolas, construiu na Rua da Lage um CDC (Centro de Cidadania Digital) para que possa proporcionar a inclusão digital.

Mas como o prefeito Nego entende que para o desenvolvimento da educação do nosso município faz-se necessário investir na valorização do profissional do magistério, ele colocou em vigor Plano de Carreira do Magistério Público respeitando as Classes e Níveis dos nossos professores, acrescentando 10% sobre o salário base do(a) professor(a) que trabalha na zona rural, concedendo mais 1,0% sobre o salário base do(a) professor(a) a título de regência de Classe, implantando um acréscimo salarial correspondente as Atividades Complementares (AC) que varia entre 10 e 15% sobre o salário base do(a) professor(a) além do adicional de incentivo ao estudo, onde a Prefeitura arca com 50% da mensalidade da graduação e 60% da mensalidade da pós-graduação do(a) professor(a) da rede municipal de ensino.

Agricultura - Buscando proporcionar ao pequeno agricultor a venda da sua safra por um preço que fizesse valer a pena toda a labuta que teve durante o ano inteiro, o prefeito Nego foi incansável na busca de trazer a CONAB para comprar feijão no município de Fátima. Cerca de 400 agricultores venderam sua produção à CONAB, perfazendo um total aproximado de 15.000 sacas. Isso possibilitou que esses agricultores vendessem sua produção por um preço digno.

Saúde - Ciente da importância do papel realizado pelos Agentes Comunitários de Saúde, o prefeito Nego teve como uma das suas primeiras ações no setor da saúde a convocação de mais vinte Agentes Comunitários de Saúde que tinha passado em concurso público realizado no início do ano de 2008. Isso fez com que Fátima se tornasse um dos poucos municípios da região que tenha cobertura de 100% da sua população atendida pelos Agentes Comunitários de Saúde e pensando no satisfatório trabalho desses profissionais o prefeito Nego reformou a sede do PACS.

O prefeito Nego adquiriu com recursos próprios uma ambulância zero quilômetro para que possa ampliar assistência à população fatimense, além de locar um ônibus com 28 lugares que se desloca até Aracaju quatro vezes por semana levando os fatimense que necessitam de atendimento médico.

PPA - Plano Plurianual - Experiência inédita em nosso município foi a Realização do I Fórum Municipal para construção do Plano Plurianual (PPA) 2010-2013, coordenado pela Secretaria Municipal de Administração sob a anuência do prefeito Nego. O fórum foi um espaço onde representantes da sociedade civil e poder público discutiram as necessidades da população fatimense e definiram as prioridades dos investimentos dos recursos públicos para os próximos quatro anos. Praticamente todas as propostas que surgiram no Fórum foram acatadas pela Prefeitura Municipal e aprovadas pela Câmara de Vereadores.

Obras - O prefeito Nego está investindo em obras de infra-estrutura fundamental para o bem estar da população fatimense, e embelezando a cidade. Já está em andamento o calçamento de algumas ruas e logradouros da nossa cidade, dentre eles, o calçamento tão prometido e jamais cumprido da Rua da Lage. Serão mais de 22 mil metros quadrados de calçamento, além do asfaltamento da Avenida Nossa Senhora de Fátima e a construção de mais uma quadra poliesportiva e um ginásio de esportes. E tem ainda a construção de uma praça ou um canteiro central na Avenida Nossa Senhora de Fátima que está aguardando apenas o empenho do recurso na Caixa Econômica Federal.

Enfim, a prefeitura de Fátima está trabalhando cada vez mais para proporcionar melhor qualidade de vida à sua população.

TCM realiza treinamento à distância do SIGA

O Tribunal de Contas dos Municípios realiza, dias 30 e 31/03 e de 5 a 9/04, treinamento à distância do Sistema Integrado de Gestão e Auditoria (SIGA), destinado - exclusivamente - aos representantes de prefeituras , que podem se inscrever a partir desta quinta-feira (25/03) no Portal do TCM, no endereço eletrônico http://www.tcm.ba.gov.br

As aulas serão ministradas via internet, para os campus da Universade do Estado da Bahia (Uneb), em salas colocadas à disposição do TCM nos seguintes municípios: Salvador, Alagoinhas, Juazeiro, Jacobina, Barreiras, Santo Antônio de Jesus, Caetité, Senhor do Bonfim, Paulo Afonso, Teixeira de Freitas, Serrinha, Guanambi, Itaberaba, Conceição do Coité, Camaçari, Valença, Irecê, Bom Jesus da Lapa, Eunápolis, Brumado, Ipiaú, Euclides da Cunha, Seabra e Xique-Xique.

Através das estações de trabalho, os participantes poderão tirar dúvidas, em tempo real, sobre o funcionamento do SIGA.

O Sistema Integrado de Gestão e Auditoria se destina a receber os dados e informações referentes à gestão municipal objeto do exercício das atividades fiscalizatória e auditorial da competência constitucional do TCM.

A partir deste ano, todos os outros sistemas informatizados do Tribunal (SAPPE, SICOB, SIP e SIES) foram incorporados pelo SIGA e o prazo para o envio de dados, relativos somente ao mês de janeiro, foi prorrogado até o dia 31 de março, conforme a Resolução 1285/10.

Portanto, as informações deverão ser fornecidas apenas por meio do SIGA, que repassará os dados para os demais sistemas.

Qualquer dúvida, favor contatar o suporte do SIGA, pelo e-mail siga@tcm.ba.gov.br ou pelos fones (71) 3115-5663, 5664, 5665, 5666 ou 5667.


Prorrogado prazo para Municípios encaminharem projetos Culturais

Prorrogado o prazo para os Municípios com até 500 mil habitantes encaminharem os projetos culturais que poderão resultar em recursos para implantação de Espaços Mais Cultura. Os interessados em participar devem encaminhar os projetos até a próxima segunda-feira, 29 de março. Cada Município poderá inscrever-se com somente uma proposta. A inscrição é gratuita.

Os Espaços devem localizar-se em regiões de baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), de alto risco social e que não possuam equipamentos culturais. Além disto, os projetos devem prever a participação da comunidade atendida, desde sua concepção, passando por sua construção e implantação, até sua programação e gestão. As prefeituras dos Municípios deverão ter contrapartida financeira de, no mínimo, 20% do valor total do projeto. Além disto, deverão ter o terreno para a implantação do equipamento cultural. (Fonte: CNM Com informações do Ministério da Cultura)


Fórum Social Urbano debate conflitos socioambientais

Os participantes do Fórum Social Urbano (FSU) discutiram na última quinta (25/03) os conflitos socioambientais no desenvolvimento das cidades e do campo. Estudiosos das universidades estadual e federal do Rio de Janeiro, de movimentos da sociedade e de associações de classe apresentam situações que se configuram como “injustiças ambientais”.

O foco do debate é o impacto e a ausência de controle social sobre a instalação de grandes empreendimentos como siderúrgicas, hidrelétricas, portos e lixões. O pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Marcelo Firpo, destacou que por mais modernos que sejam os equipamentos, eles não garantem menos impacto sócioambiental.

A reforma agrária como forma de pacificar os conflitos do campo também foi um dos destaques da programação. O tema foi abordado pelo ex-procurador de Terras do Rio de Janeiro, Miguel Baldez, que acompanhou processos de expropriação no estado, como a construção da BR-101, que criou conflitos rurais como a grilagem e a remoção de comunidades tradicionais.

O Fórum Social Urbano também vai compilar as propostas e discussões em uma carta final para que possam ser defendidas como políticas públicas. Na noite de quinta, uma plenária construiu um documento com alternativas para luta por habitação e pelo direito à cidade, contra a privatização de espaço públicos, a criminalização da pobreza e a discriminação dos grupos vulneráveis.


Itabuna precisa de R$ 350 milhões para obras de esgotamento sanitário

O secretário de Desenvolvimento Urbano, Fernando Vita reiterou, durante encontro com empresários, que os dois maiores problemas de Itabuna são o abastecimento de água, que depende agora da construção da barragem do rio Colônia – a ser realizada pelo governo do Estado - e o esgotamento sanitário. Atualmente, 99% dos imóveis da cidade têm os esgotos drenados para o Rio Cachoeira e seus afluentes urbanos, aparecendo como exceções o Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães e a Maternidade da Mãe Pobre, que possuem sistema de tratamento em operação.

O secretário estimou também que a solução definitiva do problema do saneamento básico em Itabuna teria um custo estimado de R$ 350 milhões, um volume de recursos elevado e que estaria acima da capacidade de investimento da Prefeitura e da própria Emasa. “Mesmo num projeto de longo prazo, teriamos que destinar R$ 35 milhões durante dez anos para uma obra deste porte e que seria definitiva”, avaliou.

Como medidas para atenuar este impacto da carência de esgotamento sanitário, Fernando Vita explica que a prefeitura vem, em conjunto com a Emasa, realizando ações emergenciais em diversos bairros como Nova Ferradas, Zizo, Maria Pinheiro, Pedro Jerônimo e Daniel Gomes, inclusive com a substituição do sistema de esgotamento condominial, que se mostrou ineficiente e vinha gerando sérios problemas para a população. Nestas áreas vêm sendo implantadas rede de esgotamento convencional.

Ele explica ainda que em função da falta de estações de tratamento e de outros equipamentos, estão sendo poluídos cada vez mais o Rio Cachoeira e todos os seus afluentes no perímetro urbano. Citando como exemplo o caso do canal do Lavá Pés, que cruza a área central da cidade num trecho de dois qulômetros de extensão entre a estação rodoviária Francisco Ferreira da Silva e o Cachoeira, cujas obras de encapsulamento foram vetadas pelo Instituto de Gestão das Águas e Clima da Bahia (Ingá), cita que um levantamento realizado ao longo da sua extensão foi constatada uma presença acentuada de coliformes fecais, o que o torna um verdadeiro esgoto a céu aberto. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itabuna)



Prefeitura promove ações para impedir novas invasões nos manguezais do litoral norte

A Prefeitura de Ilhéus vai promover o cadastramento das famílias que vivem em áreas de proteção de regiões agredidas e passíveis de agressão do litoral norte do município, região onde será implantado o Complexo Intermodal Porto Sul. A prefeitura vai iniciar o cadastro de famílias que ocupam invasões e notificá-las, a fim de que não ocorra mais nenhum processo irregular de expansão habitacional. Segundo levantamento preliminar feito pelo governo municipal 80 famílias, cerca de 400 pessoas, residem em áreas de invasões, algumas iniciadas há mais de 10 anos na área litorânea norte. “São verdadeiras casas de alvenarias construídas dentro do mangue”, revela Gerson Marques, Assessor Especial da Secretaria Municipal de Governo.

Uma das áreas mais atingidas fica localizada na região de Mamoan. Após o cadastro, a Prefeitura vai estabelecer uma ordem de retirada dessas famílias. A Secretaria de Governo tomou a iniciativa de implantar o inventário e já realizou um primeiro encontro para tratar das normas que nortearão as ações de proteção ao meio ambiente. Participaram da reunião, lideranças comunitárias de Ponta da Tulha, Mamoan, Jóia do Atlântico e Juerana. Também estiveram presentes o promotor Paulo Eduardo Figueiredo, responsável por questões ambientais no Ministério Público do Estado da Bahia; o titular da Delegacia Especializada de Proteção e Investigação a Crimes Ambientais, Jamal Youssef, sargento da Companhia de Proteção Ambiental da Polícia Militar (COPA), Lenivaldo Soares; o secretário municipal de Meio Ambiente, José de Alencar e o assessor especial da Secretaria de Governo, Gerson Marques.

Além do inventário, que coincide com o início das obras do Complexo Intermodal Porto Sul previsto para acontecer ainda este ano, o Instituto Brasileiro o Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) deverá definir que ações mitigadoras serão implementadas na região para a preservação ambiental, ou seja, “quais as ações de contrapartida que irão garantir ao município a proteção ambiental necessária para coibir novas invasões”, explicou Gerson Marques. A Prefeitura, ainda segundo Marques, vai propor ao órgão federal que dentre as medidas adotadas, sejam incluídos investimentos na Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) e nos órgãos de fiscalização e repressão que atuam no município.

Outra proposta - que visa impedir novas invasões - é a criação de um Grupo de Trabalho, que ficará responsável pelo acompanhamento das ações, e de uma Patrulha Ambiental do Litoral Norte, que além de evitar mais incursões, vai coibir possíveis especulações imobiliárias naquele local. Outra informação importante do estudo preliminar feito pela Prefeitura mostra que a principal característica das invasões é que elas se situam em áreas de manguezais de pouca visibilidade e de difícil acesso para a fiscalização. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus)

Tecnologias de informação e comunicação (TIC’s) ajudam os Municípios a cumprir obrigações legais

A introdução do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s) nas prefeituras brasileiras se torna cada vez mais necessária, defende a Confederação Nacional de Municípios (CNM). A entidade explica: esta estratégia contribui tanto para cumprir obrigações legais, quanto para garantir a modernização da gestão municipal. Conforme dados e informações da Confederação, as melhorias obtidas na prestação dos serviços públicos, na democratização do acesso à informação e aproximação da gestão municipal com o cidadão são benefícios desta prática atualmente conhecida como Governo Eletrônico ou simplesmente e-Gov.

Para que o Governo Eletrônico se torne viável e efetivo é necessário o desenvolvimento de políticas de Inclusão Digital nos Municípios, para que o cidadão possa usufruir e colaborar ativamente com essa nova estrutura defende a Confederação.

Gestão local - E nesse sentido, a entidade incentiva os gestores locais a desenvolverem políticas que fomentem o e-Gov e que promovam o acesso às tecnologias da informação pelos cidadãos, possibilitando a capacitação e a qualificação do uso destas, tornando-os mais preparados e informados. O presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, acredita que cidadãos incluídos digitalmente podem contribuir para uma gestão local moderna e eficiente. (Fonte: CNM)

Prefeito Empreendedor: Camaçari tem quatro projetos pré-selecionados

Os projetos Capacitação e qualificação de empreendedores e trabalhadores/ Espaço do Empreendedor, Mulher Cidadã, experiência em gestão empreendedora com o Centro Comercial e Baianas de Acarajé foram os quatro programas de Camaçari pré-selecionados como prioritários pelo Sebrae para concorrer ao Prêmio Prefeito Empreendedor Bahia. O resultado será divulgado no mês que vem, em data e horário a serem confirmados. O Sebrae, responsável pela realização do evento, já esteve no Município para verificar, in loco, o funcionamento das atividades.

O assessor técnico da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (Sedec), Júlio Andrade, defendeu a qualidade dos projetos e explicou aos consultores do órgão avaliador a transversalidade dos projetos. “Se, por exemplo, uma baiana de acarajé é capacitada, segue para o Espaço do Empreendedor, no intuito de conseguir financiamento. Isso mostra que as secretarias trabalham de forma integrada”.

A premiação é oferecida a prefeitos que se destacam no apoio e incentivo às micro e pequenas empresas e, consequentemente, no desenvolvimento econômico e social das cidades. Entre os critérios de abrangênia dos projetos, o Sebrae considera o impacto na economia local, relação custo benefício, qualidade técnica, criatividade e inovação.

O campeão do Estado é classificado para a etapa nacional, que tem premiação prevista para maio deste ano. Os vencedores só têm conhecimento do título durante a cerimônia. Além dos quatro pré-selecionados como prioritários, Camaçari escreveu ainda os projetos Sistema de Informações Geográficas do Município (SIG), regulação do sistema de mototaxi, formalização de microempreendedores individuais (MEI) e revitalização do sistema viário, classificados como complementares. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Camaçari)

Itabuna selecionada entre 63 municípios para o PAA

O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Antônio Marcelino Oliveira, destaca que Itabuna tornou-se em 2010 o 16º entre os 63 municípios brasileiros selecionados pelo Ministério do Desenvolvimento Social para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) Municipal, através de compra para doação simultânea. O município é o primeiro da Bahia na relação apresentada pelo Governo Federal, ficando Conquista com a 20ª colocação; Camaçari, na 26ª e Jequié na 27ª posição.

Com relação à auditoria realizada ano passado pela Controladoria-Geral da União, ele explica que encaminhou um relatório rebatendo ponto por ponto as observações dos técnicos do governo federal, que não pareceram entender que o programa envolve a compra de alimentos no campo, a pequenos produtores através de suas associações, com a dispensa de licitações. Os alimentos adquiridos são distribuídos para entidades assistenciais da comunidade que atendem a milhares de pessoas carentes.

Outro aspecto ressaltado por Marcelino é com relação à suposta incongruência entre recibos de recebimento de mercadorias no campo, feitos em papel manuscrito, uma vez que os mesmos têm um visto de um fiscal da prefeitura, servindo para o preenchimento de notas fiscais, que são os documentos utilizados para o pagamento dos produtores e utilizados para fins de prestação de contas. Como os auditores do CGU incluiram os recibos manuscritos e as notas fiscais nos seus relatórios, naturalmente os valores por eles apresentados são superiores ao discriminado nas notas de entrega.

Marcelino considera que, com relação à doação de alimentos realizado de forma precária em seis instituições visitadas, ele responde que com relação ao Lar Fabiano de Cristo, a programação depende do que o produtor tem disponível para compra, “que são os alimentos no estágio de maturação e com alto padrão de qualidade, sendo impossível fazer uma previsão sobre o que vai ser colhido no dia, embora a produção maior seja do período da safra”.

Os produtos entregues são registrados no termo de recebimento e aceitabilidade assinado pela diretora da instituição, que atesta a entrega dos produtos em padrões de consumo adequados. No caso da Comunidade Rainha da Paz, explica que a entrega semanalmente, além de terem sido adotadas medidas ampliando o controle e acompanhamento da distribuição semanal de alimentos.

Situações similares de entrega e controle são citadas no seu relatório com relação a outras entidades assistenciais como a Fundação Baldoíno Azevedo, Associação Beneficiente de Cultura Teosópolis, Albergue Bezerra da Menezes e o Centro Comunitário e Creche Irmã Margarida. Para o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, o termo de aceitabilidade está sendo emitido em duas vias, ficando um com a prefeitura e outro com a instituição beneficiária, que pode fazer os seus registros próprios e o controle do material recebido.

Quanto às alegadas impropriedades nos termos de recebimento e aceitabilidade dos produtos, os problemas detectados já foram corrigidos. Ele explica ainda que quando à inconsistência no cadastro de agricultores, o relatório confunde zona e associação de produtores com fazenda, citando Cerrado e Ribeirão Seco como imóveis rurais. Cita como exemplo os casos dos proprietários das fazendas Boa Vista e São Cristovão, localizadas no Cerrado, além da fazenda São Roque, situada no Ribeirão Seco.

Como o relatório faz referências ao convênio de 2005, quando foi iniciado o PAA em Itabuna, Antônio Marcelino Oliveira explicou que as deficiências no controle das aquisições e doações de gêneros alimentícios vêm sendo aprimoradas e corrigidas. “Já a diversidade, quantidade e qualidade dos alimentos sempre foram colocadas em questão e cobradas pelos fiscais de campo. Com relação à doação, todos os beneficiários passam pelo critério de seleção do Conselho de Assistência Social do Município, que se reúne indica os beneficiários, fazendo acompanhamento do programa através de representantes do governo, ONGs e outras entidades”, finalizou. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itabuna)