Tecnologias de informação e comunicação (TIC’s) ajudam os Municípios a cumprir obrigações legais

A introdução do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s) nas prefeituras brasileiras se torna cada vez mais necessária, defende a Confederação Nacional de Municípios (CNM). A entidade explica: esta estratégia contribui tanto para cumprir obrigações legais, quanto para garantir a modernização da gestão municipal. Conforme dados e informações da Confederação, as melhorias obtidas na prestação dos serviços públicos, na democratização do acesso à informação e aproximação da gestão municipal com o cidadão são benefícios desta prática atualmente conhecida como Governo Eletrônico ou simplesmente e-Gov.

Para que o Governo Eletrônico se torne viável e efetivo é necessário o desenvolvimento de políticas de Inclusão Digital nos Municípios, para que o cidadão possa usufruir e colaborar ativamente com essa nova estrutura defende a Confederação.

Gestão local - E nesse sentido, a entidade incentiva os gestores locais a desenvolverem políticas que fomentem o e-Gov e que promovam o acesso às tecnologias da informação pelos cidadãos, possibilitando a capacitação e a qualificação do uso destas, tornando-os mais preparados e informados. O presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, acredita que cidadãos incluídos digitalmente podem contribuir para uma gestão local moderna e eficiente. (Fonte: CNM)