Os programas de valorização do magistério, através da formação continuada e de remuneração variável de professores e diretores, e o cumprimento dos 200 dias letivos do calendário escolar, também fazem parte do processo. Segundo informações da Secretaria de Educação, fatores como a presença permanente de coordenadores pedagógicos em todas as escolas, programas abrangentes de distribuição de material escolar, fardamento, calçado, mochila e livros didáticos, estimulam a frequência e permanência dos alunos nas escolas da rede.
Outra estrategia utilizada é o envolvimento das famílias com a vida escolar dos filhos matriculados. A implantação do programa "Alimentando a Educação", com a instalação da padarias nas escolas que, além de oferecer merenda de qualidade com boa aceitação, possibilita que cada aluno leve quatro pães para casa ao final do turno escolar.
Essas ações, dentre outras, fizeram com que o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB do município, medido pelo MEC, no período de 2005 para 2007, aumentasse 20% nos anos iniciais (1° ao 5° ano) e 50% nos anos finais (6° ao 9° ano), ultrapassando a meta prevista para 2009. (Jornal A Tarde - Caderno Município 27/02/2010)