Mutirão da dengue finaliza com panfletagem na Cinquentenário

O último mutirão de combate à dengue, promovido pela Prefeitura Municipal de Itabuna, encerrou com uma caminhada pela Avenida Cinquetenário, onde voluntários realizaram panfletagem despertando a população para os cuidados necessários na luta contra o mosquito transmissor da dengue. A programação terminou com ato público na Praça Adami.


A ação educativa do sexto mutirão envolveu os bairros Alto Maron, Antique, Monte Cristo, Castália, Centro, Pontalzinho, Santa Inês e São Roque. Ao todo, o trabalho envolveu todos os bairros da cidade, visitados por servidores municipais comissionados, agentes de combate às endemias e comunitários de saúde e voluntários da sociedade civil organizada. Ressaltando os resultados obtidos, o secretário da Saúde, Antônio Vieira, agradeceu o empenho de todos os envolvidos nos mutirões. “Há um ano, eram mais de 2 mil casos graves e cinco óbitos registrados. Estamos concluindo a oitava semana epidemiológica, com um quadro muito diferente do ano passado”, frisa Vieira.


O secretário ainda lembrou que Itabuna já esteve no cenário nacional devido à epidemia de dengue ocorrida no município. “Itabuna já esteve no cenário nacional por causa da dengue, hoje estamos encerrando a programação de mutirões, que faz parte do planejamento de mobilização da comunidade contra a dengue, que vem apresentando bons resultados”, afirma Vieira. Mais de 1.500 servidores participaram das etapas do trabalho de conscientização e o trabalho envolveu também dezenas de instituições e empresas locais.


Opinião – A comerciante Zuleide Ribeiro da Silva ressaltou a adesão de toda a comunidade no combate à dengue. “É interessante observar como as crianças estão mobilizadas, divulgando as informações para combater o mosquito apresentadas nas cartilhas educativas”, ressalta Zuleide. A vendedora Albertina Sales destacou o mutirão como ação educativa que envolve toda a sociedade. “Percebemos o resultado dos mutirões, observando a mudança de comportamento das pessoas em relação aos cuidados que devem ser tomados para evitar a proliferação do mosquito”, afirma Albertina. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itabuna)