Ilhéus garante força-tarefa na zona rural

A Prefeitura de Ilhéus realizará nesta quinta-feira (04) mais uma ação do Projeto Força Tarefa. Iniciada no ano passado, a iniciativa beneficia a população residente da zona rural do município com prestação de serviços. Além da melhoria das estradas vicinais, o Força Tarefa promove ações nas áreas de saúde, assistência social e lazer. Nesta nova etapa, as localidades de Aritaguá e Sambaituba serão as próximas contempladas. Na manhã de ontem, segunda-feira (01), o coordenador do projeto, o secretário municipal de Agricultura, Pesca e Interior, Geerdshon Ribeiro, participou de reunião com administradores para definir os últimos detalhes da ação.


O mutirão em Sambaituba e Aritaguá, segundo explicou Geerdshon Ribeiro, vai contar com participação de cem profissionais das mais diversos segmentos do governo. Administradores das localidades rurais do município também ajudarão no trabalho de coordenação dos mutirões. “A participação efetiva dos administradores visa estreitar ainda mais o diálogo entre o governo municipal e as comunidades rurais, colaborando para promover melhorias com impacto direto no cotidiano da população”, disse. Nesta primeira fase, participam da comissão de coordenação os administradores Porfírio Gonzaga (Sambaituba), Emanoel Terto (Aritaguá), Esley Avillez (Serrado), Manoel Monteiro (Tibina e Aderno), Antônio Moreira (Maria Jape) e Antônio Mucugê (Ribeira das Pedras).


Já nesta terça-feira (02), as primeiras ações do mutirão serão iniciadas com a recuperação da estrada vicinal que dá acesso aos dois locais. Caçambas auxiliarão a colocação de cascalho para a realização da terraplanagem, feita por tratores. Outra ação que integra o mutirão diz respeito à melhoria da rua principal de Sambaituba, onde uma equipe realiza calçamento e pintura de meio fio. Serviços de troca de lâmpadas, capinagem e roçagem também estão previstos. O prefeito de Ilhéus, Newton Lima, irá acompanhar as atividades que acontecerão no ponto alto do mutirão, na quinta-feira.


As atividades do mutirão serão reforçadas ainda com a realização de serviços de cunho social com a participação da equipe de combate à dengue que aproveitará a oportunidade para promover uma série de ações de conscientização, assim como da unidade Móvel Odontológica (Odontomóvel), que realizará durante todo dia serviços de baixa e média complexidades. Cadastramento do Bolsa-Família, fotografia para documentos, palestras sobre DST/AIDS e distribuição de preservativos, entre outros serviços estão sendo esperados para o mutirão. “As atividades estarão concentradas em Sambaituba, mas a população de Aritaguá também será convidada a participar”, lembrou.


A cada mutirão uma nova comissão coordenadora será formada fazendo com que todos os administradores possam estar integrados a este novo momento do Força Tarefa. A equipe de combate à dengue também promoverá uma série de ações de conscientização. Ainda de acordo com o secretário da pasta, dentro do prazo de vinte dias, um novo mutirão deve beneficiar as comunidades de Aderno, Tibina, Mamoã, Ponta da Tulha e Ponta do Ramo. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus)