Ilhéus se prepara para a regionalização do Samu

“Como o município de Ilhéus já presta o serviço de atendimento de urgência e emergência no âmbito do Samu-192, a partir de agora a Secretaria de Saúde da Bahia inicia a oficialização do processo para a sua regionalização”. A informação é Paulo de Tarso Abraão, coordenador do Programa Estadual de Urgência, ressaltando que a ampliação do programa na Bahia é resultado de parceria entre governos municipal e estadual que através de diversas negociações mediadas pela secretaria estadual de Saúde e a Comissão Intergestores Bipartite pactuaram a sua atual arquitetura na Bahia.

Toda a documentação enviada pelo prefeito Newton Lima solicitando o processo de regionalização já é do conhecimento do secretário estadual de Saúde, Jorge Solla. O coordenador do Programa Estadual de Urgência explica que “os projetos para a implantação dos Samu regionais foram montados por técnicos do governo Jaques Wagner e encaminhados para aprovação junto ao Ministério da Saúde. Eles acompanham a política de investimentos na regionalização de hospitais e é parte fundamental da rede de saúde que está sendo implantada atualmente na Bahia”.

Paulo de Tarso Abraão esclarece que com a criação da microrregião sul Ilhéus passa a gerir 21 municípios, Itabuna, 22 e Valença com 25 cidades. Segundo ele, com a ampliação do serviço de atendimento de urgência e emergência na Bahia o número de Samu está em 13: Brumado (envolvendo 19 municípios e atinge uma população de 368.497 habitantes), Paulo Afonso (com mais de 8 municípios e uma população de 112.721 habitantes), Jacobina (com 19 municípios e abrange 378.327 habitantes), Itapetinga (4 cidades e com população de 133.141), Senhor do Bonfim (8 municípios e 205.879 habitantes), Bom Jesus da Lapa (15 municípios e contempla 178.351 habitantes).

Presenças – Além do secretário de Saúde de Ilhéus, Antonio Rabat, estiveram presentes na reunião em Ilhéus os secretários municipais de Saúde e representantes dos Samu dos municípios de Itabuna, Valença e Jequié, e Paulo de Tarso Abraão, coordenador do Programa Estadual de Urgência, representando o secretário Jorge Solla. Na segunda quinzena deste mês acontece reunião de pactuação, planejamento e avaliação da gestão das políticas de saúde no estado entre as secretarias municipais de Saúde e a Comissão Intergestores Bipartite sobre o projeto de regionalização e liberação de ambulância.

Ainda no âmbito do processo de regionalização do Samu contam ainda Serrinha (14 municípios e beneficia 129.131 habitantes), Jequié (24 municípios e 359.318 habitantes), Alagoinhas (mais de 21 municípios e uma população de 400.011 habitantes), Santo Antonio de Jesus (15 municípios e uma população de 416.762), Barreiras (15 municípios e uma população de 378.888 habitantes) e Teixeira de Freitas (13 municípios e uma população de 389.492 habitantes.

Ampliação do serviço – O governo do estado acredita que com o serviço de ampliação a Bahia passa a contar na sua estrutura 16 Samu regionais e atingindo mais de 215 municípios. A secretaria estadual de Saúde prevê a cobertura do serviço de 4.401.371 habitantes, que atualmente é de 6.037.986, passa para 439.357 habitantes. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus)