Unidade demonstrativa do Projeto Balde Cheio recebe visita de técnicos

No dia 26 de fevereiro a unidade demonstrativa do Projeto Balde Cheio, Fazenda Rekreio, a três quilômetros da sede, recebeu a visita de técnicos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), da Universidade Estadual da Bahia (UNEB), do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), da equipe de Assistência Técnica do Perímetro Irrigado de Barreiras, São Desidério e Riachão das Neves (FAHMA) e de técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura.

O objetivo foi analisar os avanços obtidos na fazenda Rekreio desde o lançamento do Projeto Balde Cheio no município, em setembro do ano passado. De acordo com o representante da EMBRAPA, Carlos Pagani Neto, o segundo contato com a unidade indica que as mudanças foram significativas. “A sensibilidade do produtor em seguir as orientações dos agrônomos mostra que os resultados são positivos e que o Balde Cheio já está consolidado em São Desidério”.

Outro exemplo do crescimento do projeto está na fazenda do pecuarista Manoel Pereira dos Santos localizada em Roda Velha a cerca de 120 km da sede. Com o apoio dos agrônomos José Marques Batista (Secretaria de Agricultura) e Leonardo Costa (EBDA), Manoel coloca em prática as técnicas do Balde Cheio em um hectare, ele já incrementou o rebanho com mais seis cabeças de gado. “Tem pouco tempo que aderi ao Balde Cheio e já percebo o rendimento do produto que é o leite, muita gente não acreditava no sucesso do projeto, eu confiei e agora já tenho lucros”, comenta Manoel.

O vice-prefeito Demir Barbosa acompanhou a visita e conta que o projeto é um exemplo a ser seguido. “Um aspecto muito importante do Balde Cheio é a qualidade do produto, é preciso que as técnicas desse projeto se espalhem e cresça em todo município” . Em São Desidério o Balde Cheio esta inserido no Proleite, programa de apoio à cadeia produtiva da pecuária leiteira criado pela Secretaria Municipal de Agricultura. Durante a reunião o secretário, Genivaldo de Assis, anunciou a instalação de um balão de 20 mil litros da empresa de laticínio Ki Sabor, no município de Barreiras.

A empresa atua no mercado há 14 anos e a sede esta localizada em Serra Dourada. O leite produzido em fazendas de São Desidério será vendido para Ki Sabor. O secretário afirma que este é um momento especial para o desenvolvimento dos pecuaristas. “Nosso apoio vem para possibilitar novas oportunidades, mas neste trabalho quem faz a diferença é o produtor”. Os pecuaristas interessados em conhecer o projeto devem procurar a Secretaria de Agricultura de São Desidério. (Fonte: Ascom da Prefeitura de São Desidério)