As obras, que serão realizadas pela MFP Construtora, empresa ganhadora do processo de licitação, vão ser concluídas num período de quatro meses. Com extensão de 5.500 m², a feira passará por uma ampla reforma que inclui a cobertura da área, a modernização de 100 boxes destinados à carne de vários tipos, 50 boxes para comercialização de secos e molhados, 13 boxes para confecções, além da construção de boxes para comercialização de peixe, com todas suas instalações básicas. A reforma incluirá toda a infraestrutura básica para o funcionamento do local, beneficiando diretamente 1.180 pequenos comerciantes.
A ação é uma iniciativa pioneira da Sudic na atividade do comércio e visa dinamizar a economia local e sua área de influência. O diretor presidente do órgão, Nilton Cardoso da Cruz, que estava representando o governador Jaques Wagner, falou da importância de um trabalho voltado para esta área. “A Sudic não tem o papel apenas de fomentar a indústria no Estado, mas também fomentar o comércio. Este projeto vai trazer benefícios a todas as classes sociais organizadas, mas principalmente para os pequenos agricultores”.
Durante o evento de assinatura da ordem de serviço, Nilton Cardoso da Cruz citou as ações da Sudic no interior do estado como parte de um processo de descentralização do parque industrial da Bahia. “O Governo objetiva levar o desenvolvimento também para o interior. Só no ano passado, 65% das empresas que se instalaram foram para o interior. A Sudic, por exemplo, está reformando 11 distritos industriais”, declarou. Com distritos mais bem estruturados, há maior possibilidade de atração de novos investimentos.
O deputado federal Geraldo Simões destacou a revitalização como uma forma de gerar mais recursos para o município. Segundo ele, com uma feira de melhor qualidade, com melhores condições de higiene e, assim mais credibilidade, a população da região vai deixar de comprar carne, legumes, peixes e frutas em outras cidades. “Isso é muito bom para Itororó, pois o dinheiro gasto na feira fica no município, gera maior capital de giro”, acrescentou. O prefeito da cidade, Adroaldo Almeida, falou sobre o apoio do Sebrae nessa empreitada, como responsável pelo treinamento dos comerciantes, profissionalizando e melhorando o atendimento na feira.
A Feira Livre será modernizada e padronizada de acordo com conceitos modernos de comercialização de alimentos, observando-se as exigências da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Este projeto irá beneficiar também usuários de municípios e localidades vizinhas, como Firmino Alves, Itapetinga, Itambé, Nova Canaã, Ibicuí, entre outros.
Durante o evento, estiveram presentes, além do diretor presidente da Sudic Nilton Cardoso da Cruz, do prefeito da cidade Adroaldo Almeida e do deputado federal Geraldo Simões, vereadores municipais, o Secretário de Urbanismo e Infratestrutura, Walter Marques, o representante do Sebrae, Roberto Evangelista, representante da MFP Construtora, comerciantes e comunidade local. A ação também conta com o apoio do coordenador do gabinete da Presidência da Petrobrás, Rosemberg Pinto. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itororó)