Além destes, também será premiada a contribuição artística de criadores das expressões afro-brasileiras destas modalidades, por meio de projetos artísticos a serem concretizados em 2010, sejam eles inéditos ou não. Cada artista ou grupo poderá ser premiado com apenas uma proposta.
Poderá participar do Prêmio pessoa física ou jurídica, de natureza cultural, com ou sem fins lucrativos, nas seguintes modalidades:
• Artes Visuais: artistas (individual), coletivos de artistas, agentes, produtores e produtoras;
• Dança: artistas independentes, companhias, associações, cooperativas;
• Teatro: artistas independentes, companhias, associações, cooperativas.
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) incentiva os Municípios para que estimulem as comunidades locais, artistas e profissionais, principalmente os ligados à etnia, a fazerem as inscrições e participarem do evento. O objetivo é valorizar a riqueza cultural e abrir espaços para o desenvolvimento de artistas e grupos, além da possibilidade dos mesmos serem contemplados com prêmios.
O Prêmio foi concebido após o II Fórum Nacional de Performance Negra, promovido em Salvador (BA), em 2006. O destaque principal de temas debatidos foi a falta de elaboração de editais públicos e das linhas de financiamentos, direcionadas para o desenvolvimento de artistas, grupos e companhias que trabalhem com a produção artística de estética negra. (Fonte: CNM com informações do Ministério da Cultura)