Secretária define metas para a Educação em Ilhéus

A democratização e a descentralização são dois pontos fundamentais na plataforma de trabalho que a nova secretária de Educação do município de Ilhéus, Lidiney Campos, pretende desenvolver a partir de agora. A secretária diz também irá investir em quatro pontos distintos que serão desenvolvidos em curto, médio e longo prazos: implementar os projetos voltados para a formação continuada dirigidos aos profissionais em educação (professores, pedagogos e funcionários); promover a gestão educacional; melhorar a infra-estrutura do sistema de ensino e e intensificar as práticas pedagógicas com a realização de avaliações periódicas.

Lidiney Campos explica que a adequação dos espaços físicos escolares passa pela necessidade de se viabilizar recursos para a construção de novas escolas que atenderão a educação infantil, assim como otimizar os programas de alimentação escolar e transporte, minimizando paralelamente o índice de analfabetismo da zona rural. Também consta de sua pauta de trabalho aumentar a oferta de matrículas da educação infantil, implementar a formação e atuação dos conselhos (controle social), diminuir o índice de evasão escolar na Educação de Jovens e Adultos (Eja) que é é executado à noite, “além de implementar a inclusão social, investindo na formação continuada para os servidores em educação, fortalecendo a gestão democrática e participativa nas escolas”.

Sobre o modelo administrativo a ser implantado no momento em que a educação em Ilhéus passará para a gestão plena, a secretária acredita que “esse será um processo democrático e participativo com total transparência no gerenciamento dos recursos financeiros”, salientando que os processos de democratização e descentralização da gestão escolar comportam dois conceitos: democratização e descentralização pressupõem que os educadores, alunos, pais e sociedade civil implicados nesse processo conheçam as diversas dimensões e características que cada segmento pode assumir no contexto educacional. “Diante disso, torna-se necessária a formação continuada (capacitação) dos diversos segmentos que atuarão nessa nova fase da educação”, garantiu.

O que muda nessa nova gestão – Com relação à nova gestão no âmbito da educação a ser implementada no município, Lidiney Campos considera a participação efetiva dos servidores em educação na elaboração e execução de políticas públicas. “A adoção de medidas destinadas a promover a democratização e a descentralização possibilitará melhorias na área, objetivando a tão almejada educação de qualidade, exigência maior do prefeito Newton Lima, que confiou em nosso nome para que possamos dar um novo dinamismo a esta tão importante área”, finalizou. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus)