Projovem em Itambé: pronto para novos desafios

A garotada do Projovem Adolescente de Itambé reiniciou suas atividades com muita vontade e disposição para enfrentar os novos desafios de 2010. A abertura oficial aconteceu no último dia 22 de março, no Cine Teatro Itambé, e contou com a participação do Prefeito Moacir Andrade, da Vice Prefeita Roberta Gusmão, da Secretária de Assistência Social, Cléa Malta, da atual Coordenadora do Projovem, Marta Valéria, da anterior coordenadora, Semirames Gusmão, da Secretária de Educação, Mailza Souza, a Secretária de Saúde, Regina Lúcia, a Secretária de Administração, Elza Alves, além de toda equipe do Projovem e dos adolescentes que fazem parte do programa. Durante o evento, os adolescentes que participaram do Projovem em 2009 também receberam as certificações.

O programa é direcionado para adolescentes entre 15 e 17 anos que estejam cadastrados no Programa Bolsa Família. Nele, os jovens participam de atividades voltadas para a convivência familiar e comunitária, cidadania, cultura, mundo do trabalho, esporte e lazer. Atualmente, participam do projovem no município 375 adolescentes, sendo 250 na sede, 50 no distrito de Catolezinho e 50 no distrito de São José do Colônia. Para a coordenadora do programa, o trabalho realizado nos coletivos proporciona a integração de jovens. “Por meio das atividades os jovens têm a oportunidade de desenvolver suas habilidades. O Projovem também é um espaço de convivência, integração e acolhimento desses adolescentes”, ressaltou Valéria.

De acordo com a Secretária Cléa, o objetivo o Projovem Adolescente é complementar a proteção social às famílias, criando meios de garantir a convivência familiar e comunitária e condições de inserções e permanência dos jovens no sistema educacional. “O Projovem é um programa que tem destaque entre as diversas realizações da Secretaria de Assistência Social; um sucesso garantido pelo comprometimento dos adolescentes e pela dedicação de toda equipe; e tenho certeza que em 2010 continuaremos com o mesmo êxito”, afirmou Cléa. Durante a abertura das atividades, o Prefeito Moacir Andrade destacou que um ponto importante que é trabalhado no Projovem, é o desenvolvimento da cidadania. “É um grande avanço, pois esses jovens recebem instruções sobre direitos e deveres, sobretudo direito ao trabalho e a um futuro digno”, disse o Prefeito.

Desenvolvido pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) em parceria com a Prefeitura de Itambé, o Projovem é um serviço socioeducativo que integra a rede de Proteção Social Básica do Suas em Itambé. De acordo com a coordenação, as atividades desenvolvidas também visam contribuir para diminuírem os índices do uso de drogas, a violência entre os jovens, a incidência de doenças sexualmente transmissíveis e de gravidez não planejada. Os jovens são organizados em grupos denominados de coletivos. Cada coletivo fica sob a responsabilidade de um orientador social.(Fonte: Ascom da Prefeitura de Itambé)