Ilhéus II recebe Mutirão contra Dengue neste sábado

Será iniciada na manhã desta sexta-feira (26), a distribuição de centenas de sacos plásticos de 100 litros para o acondicionamento de objetos e materiais capazes de contribuir para a proliferação do Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue. Os sacos serão distribuídos entre os moradores do bairro Ilhéus II, zona sul de Ilhéus, que será a próxima comunidade a ser beneficiada pelo mutirão, que acontece no sábado (27), a partir das 8h e contará com o apoio de cerca de quarenta pessoas, entre agentes comunitários e de dengue.

O trabalho desenvolvido pela Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Saúde, tem o objetivo de diminuir os índices de infestação da doença em Ilhéus e acontece em duas etapas, de acordo com Orlando Mendes, coordenador municipal de Combate à Dengue. “A primeira etapa consiste na distribuição dos sacos plásticos para que os moradores da localidade, alvo do mutirão, possam recolher todo e qualquer tipo de material que possa servir de abrigo para a larva do mosquito. Em segundo, realizamos o recolhimento desse material e intensificamos as ações educativas, com distribuição de panfletos e maiores esclarecimentos sobre como evitar a proliferação do mosquito.

No caso do bairro Ilhéus II, cujo índice de infestação é de 3,7%, o que mais vem preocupando o órgão de combate à dengue, é a confirmação de um caso de dengue hemorrágica no local, “por isso é necessário envidar todos os esforços no sentido de garantir que a doença não se propague”. Ainda de acordo com Orlando Mendes a ação, que ocorrerá no sábado, tem a meta de percorrer todos os cerca de 1.500 domicílios do bairro. Antes do bairro Ilhéus II, a Prefeitura Municipal já realizou e com saldo bastante positivo, mutirões nos Altos do Carvalho, Coqueiro e Boa Vontade e no bairro Teotônio Vilela.

Dicas - Segundo os especialistas, entre as muitas dicas de prevenção, destacam-se as seguintes: evitar água parada; esvaziar e escovar paredes internas de recipientes que acumulam água; manter fechadas cisternas, caixas d’água e reservatórios; furar pneus e guardá-los em locais protegidos das chuvas; guardar latas e garrafas ‘emborcadas’ para não reter água; limpar, periodicamente, calhas de telhados, marquises e locais rebaixados; não cultivar plantas aquáticas; encher com areia ou pó de pedra poços desativados ou depressões de terreno; e manter fossas sépticas em bom estado de conservação. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus)