Produtores Rurais de Poções são beneficiados com ações do Governo Municipal

A Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, vem desenvolvendo ações para melhorar a vida de quem trabalha no campo. Segundo o Secretário Mateus Cruz, o governo mostra avanços na questão do meio ambiente que em 2009 foi melhor que 2008 e para 2010 muito mais será feito, uma vez que estudos feitos pela equipe da secretaria já levantaram nove (09) nascentes e não quatro (04), quando assumiu. Foi feito um levantamento de todas as áreas existentes no município para reflorestamento. Hoje o município é licenciado para o plantio de eucalipto e agora a inclusão na participação do ICMS-BIO, o imposto verde que irá aumentar as verbas destinadas à manutenção e conservação das áreas de proteção do meio ambiente no município. Mateus Cruz salientou ainda que a região da Goiabeira que pertencia a Boa Nova, agora incorporada ao município, incluiu Poções na Área do Parque Nacional, representando mais benefícios para os moradores em volta do parque.

O Secretário Mateus Cruz falou também da reforma que passa o prédio sede da secretaria, “a reforma da estrutura administrativa feita pelo governo do Prefeito Luciano, mudou a nossa estrutura e levou a rever as dependências do prédio. Visando atender melhor o produtor rural e oferecer boas condições de atendimento por parte dos nossos servidores, se fez necessário esta reforma”, afirmou Mateus.

Um dos programas que deu certo em 2009 no setor da agricultura foi o do atendimento gratuito do medico veterinário, mais de 300 atendimentos em 2009, hoje já estamos agendando novas visitas e a meta é chegar ao fim de 2010 com o dobro de atendimento para o produtor que necessita do serviço. Toda a produção de Poções, 70% dela vem da zona da mata e quando os rios enchem as passagens ficam sem trânsito para carros e animais. “Estamos fazendo as passagens de terra batida nos locais da Palmeira e do Gouveia e melhorando as estradas do Assentamento União, Três Barras e Tarugo, que em breve receberão uma camada de 12 cm de cascalho e outras obras no projeto aprovado para a região, que chega a mais de 900 mil reais de investimentos.

O Secretario Mateus Cruz, explicou que o prefeito Luciano Mascarenhas esteve na semana passada na Cerb, em busca de soluções para as ligações da rede de abastecimento de água do Bezerro, obra já concluída e que depende do órgão após o relatório da Embasa entregue aquela instituição estadual. Já a água da Santa Rosa com 7 km de rede, já está na reta final de implantação dos relógios (registros) e aguardando somente a inauguração por parte do governo Juventude em Ação. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Poções)