Ilhéus promove segundo mutirão contra a dengue no alto do Coqueiro

Com o objetivo de combater os atuais índices da dengue no município, a Secretaria de Saúde promove neste sábado, dia 6, a partir das 8 horas, um grande mutirão no alto do Coqueiro, localizado zona norte da cidade. Hoje (5), no período da tarde, uma equipe da Prefeitura de Ilhéus estará entregando, nos 1.600 domicílios locais, centenas de sacos plásticos de 100 litros para o acondicionamento de objetos e materiais capazes de contribuir para a proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença. Esse material, que será coletado durante todo o dia de sábado, inclui latas, pneus, copos plásticos, lixeiras velhas, tampinhas de refrigerante, latões, jarros, vasinhos de plantas, garrafas e embalagens diversas.

Além da coleta de objetos capazes de favorecer o avanço da doença, o trabalho de prevenção no alto do Coqueiro também contará com ações educativas, executadas através da distribuição de panfletos. Ao todo, 40 agentes de saúde participarão do mutirão. Entre as muitas dicas de prevenção, destacam-se: evitar água parada; esvaziar e escovar paredes internas de recipientes que acumulam água; manter fechadas cisternas, caixas d’água e reservatórios; furar pneus e guardá-los em locais protegidos das chuvas; guardar latas e garrafas emborcadas para não reter água; limpar, periodicamente, calhas de telhados, marquises e locais rebaixados; não cultivar plantas aquáticas; encher com areia ou pó de pedra poços desativados ou depressões de terreno; e manter fossas sépticas em perfeito estado de conservação e funcionamento.

Ação semelhante estará sendo executada pela Secretaria de Saúde durante todo o dia de hoje (5) na Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), localizada no Salobrinho, durante a recepção que a instituição fará para seus novos alunos. Lá, o trabalho educativo contra a dengue contará com um estande e com o apoio de dez agentes de saúde. “Na oportunidade, além da distribuição de panfletos educativos, os estudantes poderão, através de um microscópio, analisar larvas vivas do Aedes aegypti”, ressalta a agente de endemias da Prefeitura, Heleny Chaves.

O coordenador municipal da dengue, Orlando Mendes, informa que os mutirões serão estendidos a várias outras localidades de Ilhéus, sempre levando em consideração os índices locais de infestação da doença. “Começamos no alto do Carvalho, que possui incidência de 29.5, a maior da cidade. Neste sábado, atuando de forma decrescente, estaremos trabalhando no alto do Coqueiro, que registrou incidência de 21.2”, comenta o coordenador. Ainda segundo Orlando Mendes, o grau de infestação da dengue é obtido através de um levantamento domiciliar, envolvendo normalmente 100 moradias, visando à coleta de larvas do mosquito transmissor.

O secretário municipal de Saúde, Antônio Carlos Rabat, afirma que, em paralelo a essas ações, o posto avançado de atendimento do Hospital Geral Luiz Viana Filho volta a funcionar a partir deste mês. Dois médicos e dois enfermeiros da secretaria ficarão de plantão à noite e nos finais de semana para oferecer suporte com o auxílio do corpo técnico do hospital. Além disso, 45 novos agentes do setor estão recebendo treinamentos teóricos e práticos para se juntarem aos 18 supervisores e 87 agentes de combate à dengue que o município de Ilhéus já possui. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus)