Guanambi pleiteia o Selo UNICEF

Com o propósito em desenvolver políticas públicas de qualidade na área social, o Prefeito Nilo Coelho, assinou o termo de Adesão para pleitear o Selo UNICEF Município Aprovado, cujo compromisso é fortalecer os laços para a conquista desse prêmio em prol das crianças e adolescentes do Município.

Na próxima segunda-feira, dia 08 de março, todos os segmentos da sociedade Guanambiense estarão se reunindo na Câmara Municipal de Vereadores de Guanambi, às 8:00h para a formação da Comissão Pró-Selo e apresentação do Guia Metodológico do Selo UNICEF e discussão das etapas e procedimentos a serem cumpridos pelo Município para a conquista do selo.

Segundo Graça Cotrim, Secretária de Assistência Social, o município se enche de vida e de entusiasmo para superar os desafios, “temos que articular e unir forças em prol das crianças e adolescentes do município como fator primordial”. Prefeitura, sociedade civil, escolas, famílias, grupos religiosos e culturais e diversos setores irão se envolver nesse processo. Meninas e meninos também têm participação garantida, que é indispensável para o sucesso dessa iniciativa.

O QUE É - O Selo UNICEF Município Aprovado é uma estratégia para promover os direitos das crianças e adolescentes e contribuir para o Brasil alcançar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). Através do Selo, são desenvolvidas as capacidades dos gestores municipais e atores locais, monitoradas e avaliadas as políticas e o impacto da gestão municipal e da participação social na vida de meninos e meninas. Os municípios do Semiárido que se inscreveram no Selo irão assumir o compromisso de melhorar a vida de crianças e adolescentes, implementando e aprimorando programas e políticas de atenção à infância. Os municípios que conseguirem os maiores avanços obterão reconhecimento internacional: o Selo UNICEF Município Aprovado.

Ao todo, o processo do Selo UNICEF dura 36 meses, período em que o município se movimenta para traçar e alcançar metas, mobilizar a sociedade civil, desenvolver projetos em busca dos objetivos do Selo e acompanhar a situação da infância e da adolescência, por meio de indicadores e fóruns participativos.

Ações complementares de fortalecimento da gestão local, promoção da participação social e capacitação de diversos segmentos no âmbito municipal são realizadas para alcançar e melhorar um conjunto de metas e indicadores sociais. Essas ações terão resultados concretos nas condições de vida de meninos e meninas. Em 2012, no final do ciclo do Selo UNICEF, os municípios que promoveram avanços significativos na melhoria de vida de crianças e adolescentes receberão um reconhecimento internacional.

A iniciativa do Selo está articulada com o Pacto Nacional Um Mundo para a Criança e o Adolescente do Semiárido, que reúne esforços do governo federal, dos estados e municípios, de organismos internacionais, da sociedade civil e da iniciativa privada para reduzir as disparidades regionais e apoiar o Brasil no alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). (Fonte: Ascom da Prefeitura de Guanambi)