Saúde registra saldo positivo em mutirões contra a dengue

Com o objetivo de conscientizar a população para os cuidados necessários no combate ao mosquito da dengue, a Prefeitura de Itabuna vem realizando mutirões educativos nos diversos bairros da cidade, sempre contando com o apoio dos servidores públicos municipais, voluntários e sociedade civil organizada, que distribuem cartilhas, folders informativos, além de executarem também a eliminação mecânica de focos.


O prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo, destacou a participação das diversas secretarias nos mutirões, como também da população, que está recepcionando todos os voluntários. “Os nossos servidores estão nas ruas, fazendo um trabalho educativo, passando informações importantes para a luta contra a proliferação do mosquito que transmite a dengue”, destaca Azevedo. O prefeito também lembrou que a população tem aderido ao trabalho, seja recepcionando bem os voluntários ou participando ativamente dos mutirões, como é o caso de membros de clubes de serviços e empresas privadas.


Além da ação educativa, estamos intensificando a aplicação do novo larvicida, o Diflubenzuron (BPU), que é mais eficiente”, reforça o secretário da Saúde, Antônio Vieira. Ele acrescenta que o número de notificações de casos de dengue caiu muito este ano, na comparação com o mesmo período de 2009. “Constatamos o registro de dois casos graves, mas de pacientes dos municípios de Iguaí e Ibicaraí, o que comprova o bom resultado do trabalho promovido nos bairros”, enfatiza Vieira.


Nos mutirões, a as equipes também coletam resíduos que podem se tornar focos de dengue, em quintais e terrenos baldios, com o apoio da empresa Marquise. Mais de 20 toneladas de lixo doméstico foi realizada pela empresa durante os cinco primeiros mutirões, além de 30 toneladas de sucatas, tonéis e móveis inutilizados.


Vieira afirma que o maior envolvimento da comunidade se verifica pelo aumento das ligações telefônicas para o serviço Disk-Dengue (3613-8508), por meio do qual a população pode informar sobre a presença de focos do Aedes aegypti. Outro incremento realizado pela equipe da Vigilância Epidemiológica e Endemias é a formação de agentes específicos para o controle de focos em reservatórios de difícil acesso. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itabuna)