Juazeiro leva bloco Papa Mosquitos na luta contra a dengue

Foi em ritmo de alegria e animação que o bloco Papa Mosquitos, em mais uma ação contra a dengue da Secretaria de Saúde de Juazeiro (Sesau), desfilou no distrito de Carnaíba promovendo atividade educativa e de conscientização da comunidade na luta contra o mosquito Aedes aegypti. A mobilização durou toda a manhã numa interação entre a Equipe de Saúde da Família (ESF), profissionais do Núcleo de Educação e Comunicação em Saúde (Necom) e moradores da localidade, que saíram recolhendo nas residências e nas ruas todos os materiais que poderiam se transformar em possíveis focos da doença, como garrafas, pneus velhos, latas, dentre outros tipos de sucatas e lixo.


A segunda ressaca do Carnaval contra a dengue ganhou as ruas do distrito com os moradores fantasiados de mosquito Aedes aegypti, de túneis e pneus, todos entoando alegria e brincadeiras.


“Este trabalho também vem sendo feito na sala de espera do posto de saúde e nas escolas como forma de chamar atenção da comunidade para o problema. O intuito é conscientizar a população para as corretas atitudes e diminuir a incidência dos casos da dengue no município, que há dois anos teve uma grande epidemia”, disse a enfermeira da USF do distrito, Gilvânia Paixão.


Os agentes de endemias aproveitaram os festejos de Momo e caíram também na folia, visitando cada casa, orientando, realizando o controle químico e fixando em túneis, tanques e caixas d´água, quando necessário, as capas de nylon a prova de qualquer mosquito.


De acordo com dados do setor de Agravos e Vigilância Epidemiológica de Juazeiro, neste ano foram notificados 6 casos da doença no município, sendo apenas 2 confirmados de dengue clássica.


“Esperamos prosseguir com a situação de tranqüilidade quanto ao número de infectados com a dengue. O objetivo é reduzir cada vez mais a possibilidade de proliferação da doença na cidade e região. Para isso os profissionais de saúde permanecerão realizando o trabalho de conscientização das pessoas. Em caso de suspeita da doença, o paciente deve procurar o posto de saúde e evitar a automedicação, para que a situação ainda possa ser revertida”, esclareceu o secretário de Saúde de Juazeiro, Ubiratan Pedrosa. (Prefeitura de Juazeiro)