Patrulha do Silêncio combate poluição sonora em Ilhéus

A Prefeitura de Ilhéus intensificou as ações de combate à poluição sonora no município com a criação da “Patrulha do Silêncio” que em apenas um mês e meio visitou mais de 60 estabelecimentos comerciais da cidade para prevenir e educar sobre as consequências do som em alto volume. Segundo Eliseu Nascimento, chefe de Fiscalização da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, a “Patrulha do Silêncio” age a partir das 10 horas da noite e durante a madrugada, sendo composta por técnicos da Prefeitura, Polícia Militar, Polícia Militar Ambiental (Copa), com apoio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Ministério Público.


São 10 pessoas que percorrem bares, restaurantes, postos de combustíveis e vias públicas, orientando o cidadão sobre a necessidade de manter em espaços públicos o nível legal de decibéis, unidade que mede a intensidade ou volume de sons.


De acordo com Eliseu Nascimento, as ações só são mais rigorosas em caso de reincidência. Processos são oficializados e encaminhados ao Ministério Público Estadual (MPE) para a tomada de providências legais. O nível permitido é de 55 Db (das 22 à meia-noite) e de 45 Db (durante a madrugada). (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus)