Camaçari tem muito a comemorar durante a Semana Nacional do Trânsito, que acontece de 18 a 25 de setembro. O fim dos engarrafamentos no centro e a redução do número de acidentes são algumas das melhoras sentidas no trânsito do Município. Atualmente, o número de veículos que circula diariamente na cidade chega a 68 mil, três mil veículos a mais que ano passado. Nem o aumento no fluxo comprometeu o resultado de uma das intervenções mais importantes na história do Município, a construção de três novas passagens sobre a linha férrea e modificação do sistema viário em toda região.
Funcionando há pouco mais de três meses, o novo sistema de trânsito diminuiu o tempo gasto com as travessias de um lado a outro da cidade. Quem gastava 14 minutos para fazer o percurso do bairro Gleba B a Gleba C, hoje faz em apenas cinco. Da prefeitura à praça Abrantes os motoristas fazem o percurso em três minutos, cinco vezes menos que o tempo gasto antes das mudanças. O número de vítimas do trânsito apresentou uma queda de quase 15%. Os primeiros seis meses de 2008 tiveram um total de 81 acidentes com vítimas, enquanto em 2009, somou 69 casos, 12 a menos que ano passado.
A eficiência do sistema também reduziu de forma significativa os números de acidentes envolvendo veículos. No primeiro semestre deste ano foi registrada uma queda de 22% em relação ao mesmo período de 2008. Foram 644 acidentes no ano passado, enquanto que em 2009 a STT contabilizou 502 casos, 142 a menos que ano passado.
PROGRAMAÇÃO - Carreata com mais de 100 veículos e 20 ciclistas abre o ciclo de atividades comemorativas por conta da Semana Nacional de Trânsito. De sábado (19/09) até sexta-feira (25/09), a avenida Getúlio Vargas, no Centro da cidade, dá lugar a rua viva, com bancos e belos jardins. No dia 19 as atividades vão acontecer na praça Desembargador Montenegro. Cinco estandes vão oferecer serviços médicos como verificação de pressão, glicemia, colesterol e palestra sobre stress. Para isso vão contar com dois técnicos de enfermagem, um médico clínico e um psicólogo.
O Ciretran também participa com um estande, onde serão exibidos vídeos e slides mostrando o que acontece nos acidentes de trânsito. A Empresa de Limpeza Pública de Camaçari (Limpec) e o Centro de Controle de Zoonoses fazem a conscientização dos condutores e pedestres sobre a importância e a necessidade de ruas limpas. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e a Defesa Civil fazem simulação de primeiros socorros. Todos os estandes funcionam das 9h às 12h. O dia 19 é o único dia com programação prevista para a tarde, quando os motoristas do Município participam de palestra sobre direção defensiva e pilotagem.
No domingo (20/09), agentes de trânsito fazem distribuição de panfletos, em Vila de Abrantes, durante o desfile em comemoração aos 251 anos de Camaçari. Já nos dias 21 e 22 os estandes voltam com os mesmos serviços, mas dessa vez nas praças dos 46 e Alto Cruz, respectivamente. Para encerrar a Semana Nacional de Trânsito, a Superintendência de Trânsito e Transporte (STT) em parceria com Ciretran e SAMU realizam a palestra Futuros Condutores, que tem como público alvo jovens entre 17 e 19 anos. O ciclo de palestras começa no dia 23, pelo Centro Educacional Miguel Alves (Cema), e segue nos dias 24 e 25 para as escolas Luiz Eduardo Magalhães e na municipal Lídia Coelho, em Arembepe. As palestras acontecem às 9h. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Camaçari)